Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministro da Justiça usou avião da FAB para 7/9 no Rio, mostram registros

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, fala à imprensa no Palácio do Planalto - Antonio Cruz/Agência Brasil
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, fala à imprensa no Palácio do Planalto Imagem: Antonio Cruz/Agência Brasil

Colaboração para o UOL

23/09/2022 10h32Atualizada em 23/09/2022 10h47

O ministro da Justiça, Anderson Torres, usou um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para ir ao Rio de Janeiro durante as comemorações pelo 7 de Setembro, onde participou também de atos políticos a favor da candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação foi noticiada pelo site Metrópoles e confirmada pelo UOL.

Apesar de contar com um evento oficial na capital fluminense somente no dia 8, Torres antecipou a viagem ao Rio no dia dos atos bolsonaristas. De acordo com registros de voos da FAB, a aeronave com o ministro decolou às 12h40 do dia 7 e pousou na cidade às 14h10.

Torres também foi assistir à partida entre Flamengo e Vélez, pela Copa Libertadores. "'Hoje à noite, estarei no Maracanã, assistindo mais uma vitória do Flamengo'. Foram essas as palavras do Presidente Jair Bolsonaro, no trio elétrico em Copacabana/RJ. Que assim seja, Presidente! Vamos em frente, Nação", escreveu o ministro em uma publicação no Instagram.

Na manhã do dia seguinte, o ministro participou de um evento programado no Rio para receber a Medalha do Mérito Judiciário do TR2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região). De acordo com os registros da FAB, o auxiliar de Bolsonaro decolou no voo de volta às 11h45 e chegou em Brasília às 13h10.

A reportagem do UOL entrou em contato com o Ministério da Justiça sobre o caso, mas não obteve retorno. Caso haja resposta, o texto será atualizado.

Bolsonaro foi ao Rio de Janeiro após participar das comemorações em Brasília. Na capital fluminense, o presidente manteve o tom eleitoreiro adotado no primeiro discurso do dia. Não houve críticas diretas ao STF (Supremo Tribunal Federal), mas uma menção à Corte, vaiada pelo público.

"Esperem uma reeleição para vocês verem se todos não vão jogar dentro das quatro linhas da Constituição. Fizemos a campanha com João 8,32: 'Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará'. Depois passamos por outra passagem bíblica, que diz: 'Por falta de conhecimento, seu povo pereceu'", disse Bolsonaro.

"Hoje vocês sabem também como funciona a Câmara dos Deputados, sabem como funciona o Senado Federal. E sabem também como funciona o Supremo Tribunal Federal", acrescentou.