Topo

'Te amo, espanhola': entenda a provocação a Carla Zambelli

Carla Zambelli é flagrada de arma em punho no meio da rua em São Paulo - Reprodução/redes sociais
Carla Zambelli é flagrada de arma em punho no meio da rua em São Paulo Imagem: Reprodução/redes sociais

Do UOL, em São Paulo

29/10/2022 22h35

Um dos vídeos em que a deputada federal reeleita Carla Zambelli (PL-SP) aparece correndo atrás de um homem negro após uma discussão política em São Paulo na tarde deste sábado, traz ao fundo um grito. " Te amo, espanhola", diz o homem, em provocação à deputada. A expressão chegou a ficar entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil hoje (29).

O que a frase quer dizer? A fala faz referência a uma briga entre Zambelli e o senador Omar Aziz (PSD), que dedicou a música de Flávio Venturini para a deputada após ser xingado por ela. A briga entre Aziz e Zambelli aconteceu durante a CPI da Covid-19 no Senado em junho do ano passado.

Omar Aziz disse que Zambelli bajula o presidente Jair Bolsonaro (PL) por causa do "carguinho" de seu marido, Antônio Aginaldo de Oliveira, então comandante da Força Nacional.

Bunda gorda e inútil. Em resposta ao senador, Carla Zambelli publicou um vídeo nas redes sociais xingando Omar Aziz. "Eu já conheci meu marido quando ele era comandante da Força Nacional, e o dedinho mindinho do meu marido vale mais do que o senhor. Então pega essa bunda gorda sua, que está aí na CPI sentada, e vê se faz alguma coisa de útil, que preste, para este país, em vez de ficar falando m... das pessoas", disse a deputada.

"Te amo, espanhola". Após o xingamento de Zambelli, Omar Aziz também usou as redes sociais para responder com provocação à deputada: "acabei de ser ofendido por uma deputada. Como sou diferente do chefe dela e não ofendo ou agrido mulheres, vou apenas oferecer uma música". O tuíte foi acompanhado de um vídeo com o trecho da música "Espanhola", de Flávio Venturini.

Mas, por quê? Em 2019, a então deputada Joice Hasselmann afirmou na CPMI das Fake News que o presidente Bolsonaro perguntou a ela se Carla Zambelli teria trabalhado como prostituta na Espanha. "Quem me perguntou na sala do presidente depois de eleito se você tinha sido prostituta na Espanha foi o presidente", disse Hasselmann.

O que aconteceu hoje? Vídeos deste sábado mostram Zambelli apontando uma arma para um homem negro na esquina da rua Joaquim Eugênio de Lima com a alameda Lorena, em São Paulo. Em um dos vídeos, a deputada atravessa a rua e entra em um bar com uma pistola empunhada. De acordo com a coluna da jornalista Mônica Bergamo, o setor de inteligência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) analisou as imagens e encaminhou um relatório para que seja verificada a ocorrência de possíveis crimes.