Deputada propõe incluir combate a fake news no currículo da educação básica
A deputada federal Marília Arraes (Solidariedade-PE) propôs ontem na Câmara um PL (Projeto de Lei) para incluir a educação midiática para o combate às fake news na grade curricular de escolas de educação básica.
Em todo o mundo, a proliferação das fake news tem levado a um estado de desinformação que influencia grande parte da população, dando ensejo a discursos de ódio, à formação de bolhas, à radicalização das opiniões - e pondo em risco as bases da democracia.
O texto altera um trecho da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para acrescentar a educação midiática como um "tema transversal".
Ao justificar a proposta, a deputada usou como exemplo a Finlândia, onde, segundo ela, o sistema escolar ensina alunos a "identificarem as informações falsas e a reconhecerem os métodos comumente utilizados para enganar os leitores e os usuários de redes sociais".
Acreditamos que abordagem semelhante poderia ter impactos muito positivos no Brasil, visto que também enfrentamos o desafio da desinformação e da manipulação da opinião popular com informações falsas.
Assista a "As Vozes de Bolsonaro", novo documentário do UOL:
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