Topo

Esse conteúdo é antigo
OPINIÃO

Sakamoto: Após nomes 'circenses', MEC terá ministro experiente em gestão

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/12/2022 15h17

O colunista do UOL Leonardo Sakamoto elogiou hoje durante participação no UOL News a escolha de Camilo Santana (PT) para comandar o Ministério da Educação. Sakamoto elogiou a experiência de Santana como gestor e também afirmou que os ministros do governo Bolsonaro eram "circenses".

"Ele é um quadro respeitado dentro do PT porque ele tem experiência de gestão. É importante colocar alguém com experiência de gestão dentro de um ministério que precisa ter experiência de gestão. Lembrando que a experiência dos ministros colocados até agora no governo Bolsonaro era uma experiência circense, com todo respeito aos palhaços e trapezistas, [mas era circense] no sentido que fazia rir, mas não gerenciava de fato as necessidades da educação no Brasil."

Sakamoto também destacou que o bom trânsito político de Camilo com diferentes campos e forças políticas é um outro fator importante para que consiga comandar um dos mais importantes ministérios.

"Camilo tem diálogo com diferentes campos. Vamos dizer que ser governador do Ceará, tendo o PT de um lado, tendo forças tucanas como Tasso Jereissati do outro e tendo a família Gomes de outro, é alguém que tem que saber fazer uma costura política."

Joel: Após Bolsonaro deixar 'terra arrasada', educação básica precisa ser foco de nova gestão do MEC

"Com Bolsonaro, a gente estava tendo terra arrasada até agora e nada foi feito, exceto palavras chocantes para chamar a atenção e corrupção. Agora o governo Lula tem a chance de fazer algo muito importante para o Brasil", afirmou o comentarista do UOL News Joel Pinheiro sobre a escolha de Camilo Santana para o Ministério da Educação.

Joel também pediu atenção para a educação básica durante a gestão do petista, lembrando que o foco do Ministério da Educação nos mandatos anteriores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi no ensino superior, com a expansão de universidades federais por todo o país.

"A qualidade desse ensino ainda é muito fraca, especialmente no fundamental 2 e no ensino médio. Agora é o momento, se o Brasil quiser dar um salto de qualidade na sua educação, e partindo da educação da sociedade como um todo, é o momento do foco no ensino básico."

Sakamoto: Diretor da PF em Madri abre a temporada de proteger aliados de Bolsonaro

Jair Bolsonaro (PL) nomeou hoje o atual diretor-geral da PF (Polícia Federal), Márcio Nunes de Oliveira, para a função de adido policial federal na Embaixada do Brasil em Madri, na Espanha, pelo prazo de três anos. Na avaliação de Leonardo Sakamoto, a nomeação "abre a temporada de proteger aliados de Bolsonaro".

"A gente pode dizer que está aberta a temporada de tentativa de proteger aliados de Bolsonaro, e nos últimos dias deste governo, vamos ter indulto, vamos ter perdão, vamos ter um monte de coisa distribuída pelo governo Bolsonaro para seus aliados", disse durante participação no UOL News.

Sakamoto também lembrou que Oliveira foi nomeado para a PF para tentar proteger Bolsonaro em alguns inquéritos e promover algumas mudanças internas que favoreciam o governo. "Agora ele está sendo não apenas premiado, mas também sendo enviado para um posto fora do furdúncio brasileiro para que saia do olho do furacão e possa permanecer mais protegido."

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: