Topo

Esse conteúdo é antigo

Em 1984, Pelé posava com camisa pelas Diretas Já

Pelé com a camisa da campanha das Diretas Já pela redemocratização - Ronaldo Kotscho/ Editora Abril
Pelé com a camisa da campanha das Diretas Já pela redemocratização Imagem: Ronaldo Kotscho/ Editora Abril

Do UOL, em São Paulo

29/12/2022 16h42

Em abril de 1984, Pelé estampou a capa da revista Placar com uma camisa da campanha das Diretas Já. O movimento reivindicava o fim da ditadura instaurada em 1964 e exigia a volta das eleições diretas para presidente.

O icônico registro foi feito pelo fotógrafo Ronaldo Kotscho enquanto Pelé estava no morro Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde gravaria cenas do filme Pedro Mico, dirigido por Ipojuca Pontes e lançado no ano seguinte. No longa, ele interpreta o protagonista.

No mês anterior, em reportagem do Globo Esporte, Pelé também se manifestou em defesa das Diretas Já. A taça Jules Rimet, conquistada no tricampeonato da Copa do Mundo de 1970, havia sido roubada da sede da CBF em 1983, mas o rei do futebol tinha uma réplica. Ao exibir a réplica da taça, o jogador dedicou-a ao povo brasileiro.

O Brasil já foi tricampeão e ninguém tira. Agora essa aqui é para esse jogo duro que está para sair aí. Vai demorar um pouco, mas a gente chega lá. Pelas Diretas! Pelé

Se ao fim da ditadura, o rei do futebol demonstrou tímidas manifestações em defesa da democracia, ao longo de sua carreira Pelé chegou a ser acusado de ser apoiador do regime de repressão. Isso porque o auge de sua carreira coincidiu com o período, e foi usada politicamente pelos militares. Apesar disso, Pelé não tinha o hábito de se manifestar politicamente.