Topo

Com sal grosso? Vídeo mostra lavagem da rampa do Planalto antes da posse

Funcionário limpa com jato d"água a rampa do Planalto - Reprodução/Twitter
Funcionário limpa com jato d'água a rampa do Planalto Imagem: Reprodução/Twitter

A poucos dias da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República, passou a circular um vídeo na internet da rampa do Palácio do Planalto sendo lavada. Nas imagens é possível ver um pó branco escorrendo.

Deputados petistas disseram que seria sal grosso. A atual assessoria da Presidência, no entanto, negou.

A informação da lavagem da rampa com sal grosso não procede. A filmagem que foi veiculada pela imprensa foi realizada na primeira lavagem da rampa após a realização do serviço de aplicação de rejunte. São resíduos do referido material" Secretaria-Geral da Presidência, em nota

Na cultura popular, o sal grosso é um elemento capaz de "limpar coisas ruins".

No vídeo, é possível ouvir a voz de um homem que diz: "Já foi jogado sal grosso aqui?".

A rampa é onde acontece a tradicional passagem de faixa entre presidentes, o que ainda não está definido como será neste ano, já que Jair Bolsonaro (PL) se recusou a participar da cerimônia.

Quem deverá subir a rampa no dia 1° de janeiro, além de Lula, é a cadela Resistência. O animal foi adotado pela futura primeira-dama, Janja, durante o período em que o presidente eleito esteve preso em Curitiba, no Paraná. A ideia é que o gesto simbolize a "resistência" do petista nos 580 dias em que ficou encarcerado.