Topo

Esse conteúdo é antigo

Janja: 'Para mim foi importante que uma mulher negra colocasse a faixa'

Lula recebe faixa presidencial da catadora Aline Sousa - Ricardo Stuckert/Divulgação
Lula recebe faixa presidencial da catadora Aline Sousa Imagem: Ricardo Stuckert/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

01/01/2023 23h06Atualizada em 01/01/2023 23h45

A socióloga Rosângela da Silva, a Janja, comentou sobre o marido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ter recebido a faixa da catadora Aline Sousa, de 33 anos, ao tomar posse neste domingo (1º).

Antes de chegar ao petista, o item passou pelas mãos do cacique Raoni, de uma criança negra, um metalúrgico e outros quatro representantes da sociedade.

Janja explicou, durante a transmissão da posse de Lula, que conversou com o marido e ambos concluíram que o povo que elegeu o petista precisava subir a rampa do Palácio do Planalto.

Aí a gente pensou nessas pessoas. E para mim foi muito importante que uma mulher, mulher negra, fosse a última pessoa e que colocasse a faixa nele porque fomos nós, mulheres, que garantimos essa eleição e, principalmente, as mulheres negras da periferia, as mães, as mulheres que mais sofreram nessa pandemia.
Rosângela da Silva

A primeira-dama também explicou que antes mesmo de o petista deixar a prisão, em novembro de 2019, ela já sabia que Resistência, uma das cachorrinhas adotadas pelo casal, iria subir a rampa do Palácio.

Antes de ele sair da prisão, a gente tinha um compromisso, era que a Resistência iria estar nesse momento. Porque a Resistência simboliza tudo aquilo que aquelas pessoas passaram por 580 dias [da prisão do petista] e o que o presidente passou em 580 dias e todo esse processo. A Resistência era todo esse processo simbólico, de luta, de vigor, fé.

De acordo com o próprio Lula, Resistência foi encontrada em 2018, quando ainda era filhote, nas ruas de Curitiba (PR), se desviando dos carros próximo ao local da vigília de militantes do PT em frente à Superintendência da Polícia Federal, onde o presidente estava preso na época.

A socióloga ainda revelou que a presença do cacique Raoni no evento foi uma surpresa de última hora para a equipe do petista.