Ministro de Bolsonaro passa cargo a Luiz Marinho e é elogiado: 'Hombridade'
Diferentemente da maioria das cerimônias de posse de ministros do governo Lula, no Ministério do Trabalho José Carlos Oliveira —ministro de Bolsonaro desde março de 2022— transmitiu hoje o cargo ao sucessor, Luiz Marinho.
"Infelizmente nem todos os ministros do atual governo que se encerra tiveram a hombridade que você teve", disse Marinho ao antecessor durante seu discurso.
Oliveira é servidor público de carreira do INSS desde 1985. Ele participou da cerimônia, falou sobre sua trajetória e parabenizou Marinho.
O próprio Bolsonaro não participou da transmissão de cargo para Lula. Boa parte de seus ministros repetiu o gesto na segunda-feira (2): em 16 das 37 solenidades de posse, a maioria dos antigos chefes das pastas não compareceu ao evento.
Foco em inovação
Em seu discurso, Marinho disse que uma das frentes que a pasta vai priorizar é a inovação. Ele citou o teletrabalho, o home office e o uso extensivo de tecnologia digital para frisar que o tema é pauta estratégica para formular agenda de desenvolvimento.
As novas tecnologias ocupam hoje todos os espaços do ambiente produtivo e estão presentes em inúmeras atividades e postos de trabalho."
Luiz Marinho, ministro do Trabalho
Ele disse ainda que o governo vai regular a relação trabalhista por aplicativo e criar sistema de proteção a autônomos.
Compreendo que o caminho para mudanças trabalhistas é a melhoria do ambiente econômico. Através de investimento e inovação em produção industrial, agropecuária, comércio e serviços e atividades de terceiro setor é que vamos gerar as condições para novos e bons empregos e novas formas de proteção social, trabalhista e previdenciária. Por isso o ministério deve ser agente formulador e mobilizador de políticas públicas."
Segundo ele, o Ministério do Trabalho vai ser fundamental para combater a pobreza e reduzir a desigualdade.
Temos consciência das enormes dificuldades que vamos enfrentar."
Luiz Marinho
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.