Topo

Esse conteúdo é antigo

Dino sobre caravanas bolsonaristas: 'Tomada de poder só com nova eleição'

Flávio Dino disse que estará em Brasília hoje durante manifestações de bolsonaristas - TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Flávio Dino disse que estará em Brasília hoje durante manifestações de bolsonaristas Imagem: TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

08/01/2023 09h18Atualizada em 08/01/2023 12h09

O ministro da Justiça fez publicação no Twitter na manhã de hoje, em meio a previsões de manifestações de bolsonaristas que chegam a Brasília em caravanas.

Ontem, Flávio Dino autorizou o uso da Força Nacional na segurança do DF (Distrito Federal).

  • O objetivo é evitar protestos violentos na Esplanada dos Ministérios;
  • O reforço na segurança local vai até segunda-feira (9);
  • O pedido foi feito pela PF (Polícia Federal).

Essa foi a segunda vez que o ministro autorizou o uso da Força Nacional desde que assumiu o cargo. Segundo informações da pasta, os agentes de segurança ainda não foram às ruas, mas "estão de prontidão" quando forem convocados.

O que diz a portaria do ministro? No documento, Dino determina que a Força Nacional está autorizada a "auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, assim como na proteção de outros bens da União situados em Brasília, em caráter episódico e planejado, nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2023".

Também ontem, Dino usou as redes sociais para afirmar que "pequenos grupos extremistas não vão mandar no Brasil".

Ele recomendou ainda que pessoas agredidas em "atos políticos" registrem boletins de ocorrência em delegacias da Polícia Civil, de preferência com imagens.