Topo

PF investiga suspeita de atentado após derrubada de torres de energia

Torre derrubada em Medianeira, a 50 km de Foz do Iguaçu (PR) - Reprodução/Redes Sociais
Torre derrubada em Medianeira, a 50 km de Foz do Iguaçu (PR) Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Denise Paro e Vinicius Nunes

Colaboração para o UOL, em Foz do Iguaçu e Brasília

11/01/2023 18h52

A Polícia Federal instaurou inquéritos para investigar a derrubada de três torres de energia no Paraná e em Rondônia entre a noite de domingo (8) e a madrugada de ontem (10).

  • Em Medianeira, a 50 km de Foz do Iguaçu (PR), a PF investiga suspeita de atentado;
  • Em Ariquemes (RO) e Rolim de Moura (RO), a suspeita de atentado não foi citada pela PF, mas a Agência Nacional de Energia Elétrica diz que cabos foram rompidos intencionalmente;

No Paraná, a PF apura autoria e materialidade de possível "crime de atentando contra a segurança de serviço e utilidade pública".

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) não descarta vandalismo e sabotagem nos incidentes. Não foram identificadas condições climáticas adversas que possam ter causado queda de torres.

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou que um gabinete de crise já foi montado e que a coordenação será da Aneel. O Ministério de Minas e Energia também atuará no grupo.

Perícia e reconstrução

Policiais federais estiveram em Medianeira na tarde de ontem para fazer perícias e colher provas.

Segundo a PF, se identificado, o responsável poderá pegar pena de até cinco anos de prisão.

A torre derrubada pertence a Furnas Centrais Elétricas e faz parte do sistema de transmissão Foz do Iguaçu (PR)-Ibiúna (SP). A energia transmitida é gerada pela Itaipu Binacional. Apesar da derrubada, não houve queda no fornecimento e geração de energia.

Nesta quarta, operários de Furnas começaram a construir uma nova torre e remover entulhos da estrutura derrubada, que teve cabos de sustentação danificados.

Outras três torres que sofreram danos na mesma região também passam por reparos.