Topo

PF acha na casa de Torres minuta para Bolsonaro mudar resultado da eleição

Anderson Torres era ministro da Justiça do ex-presidente Jair Bolsonaro - Twitter
Anderson Torres era ministro da Justiça do ex-presidente Jair Bolsonaro Imagem: Twitter

Do UOL, em Brasília

12/01/2023 17h31Atualizada em 14/01/2023 10h07

Ele era ministro da Justiça do ex-presidente Jair Bolsonaro e guardava em sua casa um rascunho de decreto para instaurar estado de defesa na sede do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O documento foi encontrado pela PF (Polícia Federal) e previa reverter o resultado da eleição presidencial em caso de derrota de Bolsonaro (PL) na disputa contra Lula (PT).

A informação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmada pelo UOL Notícias. A minuta estava no armário do ex-ministro, que teve prisão decretada por suspeita de facilitar as invasões dos prédios do STF (Supremo Tribunal Federal), Congresso Nacional e Palácio do Planalto.

O que se sabe sobre o rascunho do decreto

  • Há sinais de que foi feito depois da derrota de Bolsonaro;
  • Citaria, de maneira falsa, abuso de poder e medidas ilegais por parte do TSE;
  • Determinaria, de forma ilegal, a correção da eleição.

O que acontece com Anderson Torres

Ex-ministro diz que ia destruir minuta

Anderson Torres usou o Twitter para afirmar que o rascunho do decreto que mudaria o resultado da eleição seria descartado. "Tudo seria levado para ser triturado oportunamente no MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública)", informa trecho do tuíte. O que mais ele alegou na postagem:

  • O rascunho estava numa pilha de documentos que seria jogada fora;
  • A minuta foi vazada de fora de contexto.

O advogado Rodrigo Roca, que atua na defesa do ex-ministro da Justiça, informou que o manuscrito encontrado na casa de Torres não foi escrito por ele e isto será comprovado pela perícia. "Não é de autoria do ex-ministro. Todos os dias tinha alguém que procurava propondo golpe, estado de sítio. Isso nunca foi levado ao presidente (Jair Bolsonaro). A maior prova é que isso foi encontrado na casa dele", afirmou Roca.