Lula ouve 'sem anistia' de apoiadores após receber prêmio no Uruguai
Lula foi homenageado hoje pela Prefeitura de Montevidéu, capital do Uruguai, durante viagem presidencial ao país.
Ele discursou em uma sala reservada no interior da sede da prefeitura. Do lado de fora, apoiadores que acompanharam o pronunciamento por meio de um telão gritaram "sem anistia", em referência a Bolsonaro e aliados dele.
Defesa do Mercosul e Bolívia no bloco comercial. Em seguida, Lula fez um breve pronunciamento a apoiadores em que defendeu a reconstrução da unidade da América Latina, América do Sul e Mercosul. Lula citou também o possível ingresso da Bolívia como membro do bloco
"A gente pode ser um bloco comercial muito forte para melhorar a vida do povo brasileiro, povo argentino, povo paraguaio e de toda a América do Sul."
Mais cedo, após reunião com o presidente uruguaio Luis Lacalle Pou, Lula classificou como "justa" a movimentação daquele país em negociar um tratado bilateral com a China, mas defendeu o Mercosul.
Pou vem pedindo a flexibilização do Mercosul e a possibilidade de os países-membros negociarem individualmente com outros países fora do bloco.
Após a premiação, Lula focou a importância de ter relações diplomáticas com nações, independentemente do espectro político de seus governantes.
Quando eu viajo a um estado e visito um país, a mim não me preocupa quem é o presidente da República. Se ele é direita, de esquerda, se é de centro [...] Minha relação como chefe de Estado brasileiro é tratar com respeito chefe de qualquer Estado da nossa querida América do Sul."
Lula
Pou é de centro-direita e a prefeita de Montevideú, Carolina Cosse, do Frente Amplio —partido de esquerda que já elegeu Pepe Mujica como presidente e atualmente faz oposição ao governo Pou.
Lula ressaltou a importância de se ter uma mulher como prefeita da capital uruguaia. "É uma representação de que as mulheres não precisam pedir licença para estarem onde quiserem estar."
Recebeu medalha. Na Intendencia de Montevidéu, sede da prefeitura da capital, Lula recebeu a medalha "Más Verde", em reconhecimento por seus feitos em defesa do meio ambiente.
O petista é a primeira pessoa a receber a premiação, oferecida a ele pela prefeita. Nas redes sociais, o partido de Cosse convocou sua militância a acompanhar a premiação de Lula para demonstrar apoio à "defesa da democracia e à integração latinoamericana".
Encontro com Mujica. No fim da tarde, Lula se encontrará com Mujica na chácara do ex-presidente, que fica na zona rural de Montevidéu.
Viagem. É a primeira viagem oficial de Lula desde a posse. Ontem, ele esteve em Buenos Aires, na Argentina, para discutir a criação de uma moeda comum para transações comerciais, além do uso do BNDES para obras no exterior.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.