Topo

Esse conteúdo é antigo

Moraes manda reativar perfis de Nikolas Ferreira e fixa multa por fake news

Deputado eleito Nikolas Ferreira e o ministro do STF Alexandre de Moraes - Redes sociais/Reprodução e Pedro Ladeira/Folhapress
Deputado eleito Nikolas Ferreira e o ministro do STF Alexandre de Moraes Imagem: Redes sociais/Reprodução e Pedro Ladeira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

26/01/2023 16h22Atualizada em 26/01/2023 16h37

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes mandou reativar as redes sociais do deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL-MG). A decisão foi assinada na última terça-feira (23), mas só foi divulgada hoje.

  • O desbloqueio depende de Nikolas não compartilhar mais conteúdos fraudulentos.
  • Caso descumpra, o futuro parlamentar federal pode ter de pagar multa de R$ 10 mil por dia

O ministro justificou citando o senador eleito Alan Rick (União Brasil-AC), que teve as contas bloqueadas na mesma decisão que Nikolas, mas conseguiu o acesso de volta após um pedido do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).

As contas de Nikolas no Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e YouTube estavam retidas desde o último dia 13, por ter compartilhado notícias falsas sobre as eleições e os atos golpistas em Brasília.

O Telegram também recebeu ordem judicial para bloquear o canal do deputado eleito, mas não cumpriu. Ontem, Moraes multou a rede social em R$ 1,2 milhão.