Topo

Esse conteúdo é antigo

Líder do PT apoia recondução de Pacheco à presidência do Senado

Contarato (foto) afirmou que Pacheco teve atuação firme em momentos decisivos  - Roque de Sá/Agência Senado
Contarato (foto) afirmou que Pacheco teve atuação firme em momentos decisivos Imagem: Roque de Sá/Agência Senado

Colaboração para UOL, em São Paulo

26/01/2023 16h23Atualizada em 26/01/2023 16h29

O líder da bancada petista no Senado, Fabiano Contarato (PT-ES), anunciou apoio à reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à presidência da Casa.

Um dos principais motivos que levaram a bancada do PT a apoiar o atual presidente da Casa foi o posicionamento de Pacheco contra os ataques golpistas de 8 de janeiro.

Pacheco "demonstrou um comportamento em defesa da democracia irrefutável", declarou o petista.

Eu acho que o melhor terreno para plantar e colher direitos é a democracia. Então, em momentos decisivos, ele, como presidente do Senado, teve uma atuação firme
Fabiano Contarato

Na segunda-feira, o PDT também confirmou apoio à recondução de Pacheco à presidência do Senado. Na ocasião, a legenda declarou em suas redes socais que a reeleição "representa a manutenção da luta pelo Estado Democrático de Direito e por um país mais justo e igualitário".

Disputa. Rodrigo Pacheco enfrentará o ex-ministro de Jair Bolsonaro Rogério Marinho (PL), que conta também com o apoio das bancadas do PP e Republicanos.

Eleição. A eleição para a presidência do Senado e demais cargos da Mesa acontece no próximo dia 1º, quando também tomam posse os 27 senadores eleitos em outubro do não passado. O mandato do presidente da Casa, que também responde pela Presidência do Congresso Nacional, é de dois anos.