Topo

Esse conteúdo é antigo

Janja celebra vitória de Pacheco: 'Mais uma derrota para eles'

Do UOL*, em São Paulo

01/02/2023 20h41Atualizada em 01/02/2023 21h10

Em uma live nas redes sociais, a primeira-dama comentou o resultado das eleições no Congresso Nacional e celebrou a reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a presidência do Senado.

  • Rosângela Lula da Silva, a Janja, falava sobre o dia seguinte aos ataques feitos às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro;
  • Lula (PT), governadores, ministros e demais autoridades caminharam do Palácio do Planalto ao prédio do STF (Supremo Tribunal Federal)

A gente desceu a rampa e aí acho que a gente apaga um pouco também do que foi a imagem do que eles fizeram no domingo, quando o presidente Lula, de braços dados com a presidente do STF, com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco — que acabou de ganhar a eleição, a gente acabou de receber a informação aqui. Amém. Mais uma derrota para eles"

Rodrigo Pacheco foi reeleito com 49 voto contra 32 de Rogério Marinho (PL-RN), candidato do campo bolsonarista.

Pacheco teve forte apoio do governo Lula, que entrou na disputa negociando cargos e acordos para aumentar o placar contra o adversário, que teve a campanha impulsionada nos últimos dias.

Após a vitória, o presidente Lula parabenizou Pacheco por telefone.

Quem é Rodrigo Pacheco

Natural de Porto Velho (RO), Rodrigo Pacheco é formado em Direito pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Minas Gerais. Foi eleito deputado federal por MG em 2014 e, em 2018, obteve um assento no Senado.

Foi eleito presidente do Senado em 2021 com o apoio do então presidente Davi Alcolumbre (União-AP), do ex-presidente Bolsonaro e de dez partidos.

Na última legislatura, rompeu com o bolsonarismo ao se opor às pautas de extrema direita na Casa Alta e quando se colocou como pré-candidato ao Palácio do Planalto. Aproximou-se de Lula em 2022 e chegou a apoiá-lo no pleito passado.

*Com informações de Igor Mello e Gilvan Marques, do UOL