De reuniões secretas a treta com BBB: as polêmicas de Jair Renan Bolsonaro
Filho número 04 do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), Jair Renan Bolsonaro se envolveu em diversas polêmicas nos últimos meses: desde o incômodo com um participante do BBB 23 até troca de farpas com Michelle, atual mulher do seu pai.
Reuniões secretas no DF
O UOL divulgou de forma exclusiva que a Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal perdeu o prazo e não recorreu da decisão em segunda instância da Justiça do DF — que derrubava o sigilo das reuniões com Renan nas dependências da secretaria desde 2019 — primeiro ano do mandato de Bolsonaro. Por isso, após intimada, a Secretaria terá o prazo de até dez dias para revelar o conteúdo dos encontros.
Além de revelar os conteúdos das reuniões, a Secretaria de Esportes terá que liberar os registros das datas e horários de entrada e saída de Jair Renan do prédio e de quem participou dos encontros com ele.
Carro elétrico de presente
A Polícia Federal abriu um inquérito em março de 2021 para apurar possíveis crimes de tráfico de influência e lavagem de dinheiro envolvendo um grupo empresarial do setor de mineração e o 04.
Jair Renan teria recebido um carro elétrico de representantes da Gramazini Granitos e Mármores Thomazini, avaliado em R$ 90 mil, segundo o jornal O Globo. Em 2020, a empresa já havia conseguido um encontro com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, do qual também participou Renan.
Mansão
Outra polêmica envolveu sua mudança com a mãe — a advogada Ana Cristina Siqueira Valle, segunda mulher do ex-presidente — para uma casa no Lago Sul de Brasília avaliada em R$ 3,2 milhões.
Na bronca com BBB
Em janeiro deste ano, quando ainda estava na Casa de Vidro do BBB, Gabriel Tavares foi perguntado sobre o motivo de Jair Renan Bolsonaro o seguir nas redes sociais. Ele fez o "L" com a mão e disse que não sabia o motivo.
Jair Renan não gostou da atitude de Gabriel e o atacou em suas redes sociais. "Você me seguia, mas se vendeu! A pergunta é, sofá do Boninho... Quanto custou para você, ou o que custou?".
Farpas com Michelle Bolsonaro
Durante o período eleitoral, Jair Renan se envolveu em polêmica com Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama e atual esposa do seu pai. Michelle postou nas suas redes sociais que o seu irmão, Eduardo Torres, era "o único candidato ao cargo de deputado distrital apoiado pela família". Michelle disse ainda que "alpinistas estão tentando subir na vida" ao adicionar o nome de Bolsonaro na urna.
Acontece que a mãe de Jair Renan, Ana Cristina Valle, também foi candidata ao mesmo cargo, e concorreu com o nome Cristina Bolsonaro. Por esse motivo, o filho 04 saiu em defesa da mãe e ainda cutucou Michelle. Ele afirmou que a "fala de terceiros" sobre o termo "alpinista não reflete a realidade".
Namoraria uma petista?
Em 2021, Jair Renan publicou um vídeo em seu Instagram respondendo a uma pergunta de um internauta se namoraria uma mulher petista. "Não vejo problema nenhum. Sabe por quê? Porque eu já namorei uma petista. Independente de posição política e tudo mais, o que vale é o caráter da pessoa".
Um dos irmãos paternos, Flávio Bolsonaro criticou Jair Renan nos comentários do post: "Tá de sacanagem, 04?". Em contrapartida, Ana Cristina Valle saiu em sua defesa na mesma postagem. "Isso, filho, o que importa é o respeito e o amor".
Divulgou empresa que deu golpe
Em 2022, Jair Renan Bolsonaro foi um dos divulgadores nas redes sociais da empresa Aerotrip, acusada de aplicar golpes na venda de passagens aéreas e celulares. O advogado do filho 04, Frederick Wassef, alegou que Jair Renan também era vítima, e que chegou até a cancelar a minuta de contrato que havia assinado 48 horas depois por esse motivo.
Gripezinha
Em abril de 2020, logo no começo da pandemia, o 04 dos Bolsonaro ironizou o coronavírus durante a transmissão em streaming de um game, o PlayerUnknown's Battlegrounds, na Twitch.
Jair Renan afirmou que a covid-19 é algo passageiro: "Vamos pra rua na pandemia, tá ok? Pô, que pandemia, malandro? Isso é história aí da mídia, pra trancar você em casa, achar que o mundo tá acabando. Pô, é só uma gripezinha, irmão, vai tomar no c.... Peguei, passou. Prefiro morrer tossindo que morrer transando", disse ele.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.