Topo

Esse conteúdo é antigo

Em live, Janja fala sobre violência contra mulher e como denunciar

Janja, Cida Gonçalves e Luana Xavier na live "Papo de Respeito" - reprodução, redes sociais
Janja, Cida Gonçalves e Luana Xavier na live 'Papo de Respeito' Imagem: reprodução, redes sociais

Colaboração para o UOL, em Salvador

07/03/2023 19h37

A primeira-dama Janja Lula da Silva participou de uma live hoje sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, ao lado da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e da atriz e apresentadora do Saia Justa, Luana Xavier.

Entre os temas debatidos no programa 'Papo de Respeito', Janja e suas convidadas conversaram sobre a importância da 'coragem para denunciar' casos de agressão e se informar sobre os dispositivos da lei.

Na ocasião, a primeira-dama destacou a necessidade das mulheres se informarem sobre a Lei Maria da Penha. Ela lembra que a partir do momento que uma Medida Protetiva é acionada, nas delegacias das mulheres, o Estado começa a atuar na proteção da vítima e monitorar o agressor.

"A mulher fica com medo de fazer a denúncia sem saber que, depois da denúncia, também há instrumentos legais para protegê-la e proteger sua casa. Além do feminicídio, hoje os homens não estão se contentando em matar as mulheres e estão matando os filhos também".

Na avaliação da ministra Cida Gonçalves o mais importante para as mulheres saírem da situação de violência é estarem bem informada sobre seus direitos. Conforme a ministra, "a dependência afetiva vem da insegurança do que é o seu direito".

Durante o programa, Cida e Janja reforçaram que há uma Central de Atendimento à Mulher destinada ao enfrentamento à violência contra a mulher em âmbito nacional. Basta ligar para o 180. O serviço é oferecido pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

"Se você tiver dúvida liga no 180. Se você é um vizinho e sabe que a sua vizinha sofre violência, liga no 180 para você saber o que fazer. São questões que o 180 serve é para isso, é para nos garantir segurança de ter uma atitude frente à violência contra as mulheres."

A live antecedeu o pronunciamento de Cida Gonçalves, hoje, em rede nacional. O discurso, previsto para às 20h30, dará início a programação do governo federal para o Mês das Mulheres. Na transmissão do 'Papo de Respeito', Janja destacou o fato de uma mulher ser a responsável por realizar o primeiro pronunciamento oficial do governo Lula.

Nesta quarta, dia 8 de março, o presidente Lula (PT) realizará um evento no Palácio do Planalto, a partir das 11h, para anunciar medidas voltadas à promoção da igualdade e outras causas que fazem parte da pauta de reivindicações das mulheres, como a promoção da igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função.