Às vésperas do Dia da Mulher, ministra fará pronunciamento
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, fará um pronunciamento hoje em rede nacional, a partir das 20h30. O discurso é o marco de início da programação do governo federal para o Mês das Mulheres.
O governo Lula (PT) afirmou na manhã de hoje que o Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, será marcado pelo anúncio de uma série de ações do governo federal que incidem diretamente na garantia de direitos das mulheres.
Na ocasião, o presidente da República assinará o Projeto de Lei a ser enviado ao Congresso Nacional para promover a igualdade salarial entre homens e mulheres que exerçam a mesma função.
No último final de semana, o petista utilizou as redes sociais para destacar a importância do projeto para o país. No Twitter, Lula disse que "a garantia de salários iguais para homens e mulheres que exercem a mesma função é algo que já deveria existir há muito tempo".
Vamos apresentar essa lei e garantir com o ministério do Trabalho a fiscalização, para que seja cumprido o justo."
Conforme o governo federal, o texto do projeto "prevê medidas para que empresas tenham maior transparência remuneratória e para ampliar a fiscalização e o combate à discriminação salarial".
No evento, outras medidas voltadas à promoção da igualdade e outras causas que fazem parte da pauta de reivindicações das mulheres serão anunciadas.
O evento está marcado para acontecer a partir das 11h, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O presidente Lula estará acompanhado da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, além de representantes de outros 19 ministérios, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do BNDES.
No ano passado, a ex-ministra Damares Alves discursou no Dia da Mulher
Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Damares Alves foi a responsável por representar o governo federal no evento que marcou o Dia Internacional da Mulher em 2022.
Na ocasião, Damares afirmou que o governo Bolsonaro era "cor de rosa" e destacou os investimentos alocados a essa pauta no ano anterior.
"Somos, de fato, um governo cor de rosa. Quando falo que este é um governo cor de rosa vejam quanto foi investido em mulheres no Brasil só em 2021, R$ 236 bilhões. Este é o governo Bolsonaro", disse a ex-ministra, hoje senadora, na ocasião.
Dados de um levantamento do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos) ao qual Universa teve acesso com exclusividade no ano passado mostram que a pasta destinou, em 2022, o menor recurso dos últimos quatro anos —e de toda a gestão de Damares Alves— para o combate à violência contra a mulher no Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.