Topo

Esse conteúdo é antigo

Nikolas faz discurso transfóbico na Câmara no Dia da Mulher: 'Imposição'

Do UOL, em São Paulo

08/03/2023 15h15Atualizada em 09/03/2023 09h29

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) fez um discurso transfóbico hoje na Câmara. Transfobia é crime e pode ser punida com até três anos de prisão.

O que aconteceu:

  • No Dia Internacional da Mulher, ele foi à tribuna da casa e colocou uma peruca loira.
  • Ele disse que, hoje, "se sente mulher", é a "deputada Nicole" e "tem lugar de fala".

As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres. Para vocês terem ideia do perigo que é isso, eles estão querendo colocar a imposição de uma realidade que não é a realidade."
Nikolas Ferreira (PL-MG), deputado federal

  • Deputado afirmou que não estava apenas defendendo suas próprias convicções, mas o direito de "um pai não querer que um marmanjo de dois metros de altura entre no banheiro da filha sem ser considerado um transfóbico".
  • Ele tirou a peruca e disse, em zombaria, que é gênero fluido;
  • Declarou também que as mulheres não devem nada ao feminismo, e que o movimento que defende igualdade entre gêneros "exalta mulheres que nunca fizeram nada pelas mulheres".
  • O deputado terminou o discurso com uma fala machista, elogiando as mulheres que têm filhos e formam família. Ele foi aplaudido.
Mulheres, retomem sua feminilidade, tenham filhos, amem a maternidade, formem sua família. Dessa forma, vocês colocarão luz no mundo e serão, com certeza, mulheres valorosas."
Nikolas Ferreira (PL-MG), deputado federal

Nikolas Ferreira já responde por transfobia

Desde fevereiro deste ano, o deputado responde por injúria racial após chamar a deputada Duda Salabert (PDT-MG) de "ele". Duda é uma mulher trans.

"Ele é homem. É isso o que está na certidão dele, independentemente do que ele acha que é", afirmou Ferreira em entrevista em dezembro de 2020, quando ambos eram vereadores de Belo Horizonte.

Brasil é país que mais mata pessoas trans no mundo

Cento e trinta e uma pessoas trans e travestis foram assassinadas no Brasil em 2022, o maior número em todo o mundo pelo 14º ano consecutivo. O número faz parte do "Dossiê Assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras", da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais)