Moro reage a falas de Gilmar Mendes: 'Mentiras e ofensas pessoais'
O senador Sérgio Moro (União Brasil-PR), ex-juiz da Lava Jato, rebateu as críticas do ministro do STF Gilmar Mendes, que disse que "combatentes da corrupção gostam muito de dinheiro".
O que disse Moro
- O ex-juiz disse que as declarações do magistrado são "mentiras e ofensas pessoais absolutamente desarrazoadas". O senador também falou em "violação ao decoro judicial".
- Moro ainda chamou o colunista do UOL Reinaldo Azevedo, a quem Gilmar Mendes concedeu entrevista, de "jornalista petista".
- Na ocasião, o ministro do STF falou sobre o conflito de interesses do ex-juiz em ser contratado por empresa que atuou na defesa de condenados pela Lava Jato --a entrevista foi gravada antes da operação da PF sobre um plano do PCC contra Moro.
- "No Brasil a gente descobre outra questão, que se mostra nessa participação do Moro, na contratação dessa empresa americana [Alvarez & Marsal] que depois vai contratá-lo. A gente descobre o quê? Que os combatentes da corrupção gostam muito de dinheiro."
Aproveito, ainda, para agradecer aos Ministros da Corte que, desde a semana passada, enviaram mensagens de solidariedade a mim e a minha família após a descoberta do plano do PCC.
Sergio Moro, no Twitter
O ministro do STF ainda defendeu que "esse sistema tem que ser varrido", ao se referir à Lava Jato: "É todo um quadro preocupante, e tudo isso precisaria ser refeito. Por isso que é importante cobrar do Supremo decidir a questão do juiz de garantias", disse, ao criticar orientações que Moro dava nas denúncias na Lava Jato.
O que é o juiz de garantias?
- É um mecanismo criado em 2019 pelo Congresso que prevê uma pessoa diferente para analisar a legalidade de investigações criminais e garantir os direitos fundamentais de acusados.
- Ele ainda não está em vigor por que o ministro Luiz Fux suspendeu o julgamento da pauta em 2020.
Assista à íntegra da entrevista:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.