Topo

Esse conteúdo é antigo

PF intima Bolsonaro a depor sobre joias da Arábia Saudita no dia 5 de abril

06.dez.2022 - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante posse no Superior Tribunal de Justiça, em 2022 - Alan Santos/PR
06.dez.2022 - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante posse no Superior Tribunal de Justiça, em 2022 Imagem: Alan Santos/PR

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

29/03/2023 15h39Atualizada em 29/03/2023 22h25

A corporação também intimou o militar Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência da República, e Marcelo Câmara, assessor de Jair Bolsonaro (PL).

  • O ex-presidente deve chegar ao Brasil na manhã desta quinta-feira (30), após quase três meses nos EUA. Ele deve ir do aeroporto de Brasília à sede do PL, onde encontrará a esposa, Michelle Bolsonaro, e o presidente do partido, Valdemar Costa Neto.
  • Um dos presentes enviados pela Arábia Saudita por meio do ex-ministro Bento Albuquerque foi entregue para compor o acervo pessoal de Bolsonaro, em novembro de 2022. Mais de um pacote teria sido entregue pelo governo saudita numa missão brasileira no Oriente Médio em 2021.
  • Um conjunto de joias avaliadas em R$ 16,5 milhões, que seria para Michelle, foi retido pela Receita Federal no aeroporto de Guarulhos (SP). Outro pacote, com relógio, caneta, abotoaduras, anel e um tipo de rosário, todos da marca suíça de diamantes Chopard e supostamente destinados a Bolsonaro, estava na bagagem de um dos integrantes da comitiva e não foi interceptado pelo Fisco.
  • O político deverá ser questionado sobre a origem e o destino das peças em ouro e diamante que deveriam estar no acervo público da Presidência da República. "Vai ser explicado", disse o senador Ciro Nogueira, em entrevista ao UOL.
  • Segundo o ex-chefe da Casa Civil, o fato de o ex-presidente ter se apropriado de patrimônio público não afetará sua imagem pública: "Ele não tem cara de ladrão, não tem atitude de ladrão", disse.
  • Procurado pelo UOL, o advogado Paulo Cunha não quis comentar sobre a intimação. Em caso de manifestação, esta reportagem será atualizada.