Topo

Esse conteúdo é antigo

Sonia: Prostituição em terra yanomami segue acontecendo; crise não acabou

Do UOL, em São Paulo

04/04/2023 11h33

Com cerca de 30 casos comprovados de jovens yanomamis grávidas após estupros de garimpeiros, os abusos continuam. A estimativa foi feita pela ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara, ao UOL Entrevista.

Isso é muito trágico porque a prostituição ali dentro acontece e segue acontecendo, uma vez que não se conseguiu tirar todos os garimpeiros ainda.
Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara

A ministra também informou que o governo tomou conhecimento de casos de jovens de Boa Vista enganadas e levadas a território indígena para se prostituir. Ela estima que algumas dessas jovens ainda estejam com dificuldade para sair da região devido ao tamanho do território.

Crise continua

A ministra também confirmou que a crise humanitária no território continua mesmo com as medidas tomadas desde janeiro pelo Governo Federal. Ela narrou que a maior dificuldade para expulsar todos os garimpeiros dessa área é o tamanho reduzido da pista de pouso de aviões na base do Surucucu, em Roraima, principal forma de acesso à região.

Tudo depende de uma pista de avião maior, reformada e ampliada na base do Surucucu. Essa pista facilita a entrada de um avião maior. Enquanto não houver uma pista resolvida, a situação não vai se resolver por inteiro.
Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara.

Confira o UOL Entrevista desta terça-feira (4) na íntegra: