União Brasil sofre desfiliações no RJ em reação a Bivar
Filiados do União Brasil entraram com pedido de desfiliação após o presidente da sigla Luciano Bivar bloquear as senhas do diretório do partido no Rio de Janeiro.
O que aconteceu:
Luciano Bivar bloqueou senhas do diretório estadual do Rio, o que teria inviabilizado a participação em convenções municipais, fato que denota a pretensão do presidente de "centralizar o poder partidário em si e seus asseclas", segundo os revoltosos.
O bloqueio de senhas não permite que filiados tenham acesso ao sistema para instalação de convenções municipais. Procurado pela Folha, Bivar afirmou que tomou conhecimento do pedido, masvai se manifestar nos autos.
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, encabeça a lista dos que solicitaram desfiliação. No pedido, os políticos utilizam a expressão "por justa causa", termo utilizado na legislação trabalhista. O argumento é que, impossibilitados pelo presidente do União Brasil de praticarem ações, fiquem livres para a desfiliação sem perda do mandato, como prevê a Lei Eleitoral.
Também pedem a troca de partido "por justa causa" os deputados Chiquinho Brazão, Dani Cunha, Juninho do Pneu, Ricardo David e Marcos Soares. Com isso, apenas um parlamentar da legenda no Rio, Murillo Gouvea, não pleiteou a desfiliação;
Waguinho deixou União e foi para o Republicanos
O prefeito de Belford Roxo Wagner Carneiro, conhecido como Waguinho, já oficializou sua desfiliação do União Brasil. Ontem ele anunciou filiação ao Republicanos e assumiu a presidência do partido no Rio;
Waguinho é marido de Daniela Carneiro e um nome de influência na Baixada Fluminense. No segundo turno das eleições em 2022, ele declarou apoio ao então candidato Lula (PT);
A ministra Daniela Carneiro está em negociação para se filiar ao Republicanos. Em entrevista ao jornal O Globo, o presidente da sigla, Marcos Pereira, confirmou a intenção de filiar a ministra, mas negou a adesão do partido à base do governo Lula.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.