Alckmin elogia Gleisi e diz estar alinhado a Lula: 'Presidente só tem um'
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse à Veja que Gleisi Hoffmann (PT) é uma "pessoa de valor" e que não possui planos para 2026.
O que Alckmin falou?
Ele considera que a parceria com o presidente Lula (PT) foi "necessária para o país". "Essa união com o Lula foi importante porque estava claríssimo que o projeto do 'sainte' (Jair Bolsonaro) não era democrático. Foi uma parceria necessária para o país."
Alckmin busca conversar com a oposição e ter diálogo com os bolsonaristas - tendo o ex-líder do governo de Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), como um de seus primeiros visitantes quando assumiu a vice-presidência. "A briga política não tem a ver com interesse público. O presidente Lula sempre destaca que é preciso em qualquer viagem, para qualquer estado, avisar governador e prefeito. Isso, independentemente do partido. Não interessa. Acabou a eleição. Temos que trabalhar".
Em relação às broncas públicas que Lula deu em alguns ministros, Alckmin vê isso como parte do trabalho. "A rigor, a grande maioria dos ministérios que foram criados só começou a funcionar de fato nas últimas semanas. Até organizar, ajustar orçamento, vai tempo. Uma coisa importante, inteligente, é que, se alguém cuida de uma área específica, esse alguém cuida melhor".
Alckmin diz não ter problema com integrantes do PT e elogia Gleisi. "Gleisi é uma pessoa de valor. Combativa, inteligente, e nós não precisamos concordar em tudo. A pluralidade é importante e o Lula destaca isso. Temos que debater, discutir. Não temos dogmas. Queremos emprego, renda e mudar a vida das pessoas para melhor".
Para 2026, ainda não há nada definido, segundo o vice-presidente. "Meu único plano é trabalhar com Lula pelo Brasil. Não tenho nenhum outro".
Sobre não gostar de sentar na cadeira de presidente quando Lula está fora, Alckmin é direto: "Presidente só tem um e é o Lula".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.