Lula sinaliza que se manterá distante do conflito China-EUA, diz professor
O Brasil não vai se envolver no conflito entre China e Estados Unidos. É o que sinaliza o discurso do presidente Lula (PT), ao dizer que não haveria motivo pelo qual os países precisam do dólar para lastrear seus negócios, disse o professor de Relações Internacionais da ESPM Leonardo Trevisan ao UOL News.
Essa sinalização tem um alvo claro de Lula: o Brasil terá uma posição de equidistância no conflito China e EUA, e portanto vai aceitar sim ser um parceiro da China em investimento."
Segundo Trevisan, é bastante provável que a "iniciativa cinturão de rota" seja assinada pelo Brasil.
O que isso quer dizer? Quer dizer grana pesada para infraestrutura no Brasil. Vai de porto a ferrovia, para estrada, para energia. 'Ah, os chineses são bonzinhos, estão fazendo isso por que gostam do samba brasileiro?' Não é bem isso. Estão fazendo isso porque querem absoluta segurança nos produtos que precisam do Brasil."
Salário de militares é verdadeira mamata que passa ideia de superioridade, diz Chico Alves
O colunista do UOL Chico Alves criticou o valor da ajuda de custos recebida por militares para mudança de cidades ou ida à reserva, que varia entre R$ 53 mil a R$ 300 mil.
Durante o UOL News, Chico classificou os valores como "a verdadeira mamata".
Isso é a mamata que os militares costumam acusar civis e deputados, políticos de fazer. Isso e outras mamatas que têm na vida militar que o civil não tem. É um absurdo em duas mudanças um general receber 300 mil, o que justifica isso? Nada justifica a não ser essa ideia que há décadas o Brasil tem de que os militares merecem um tratamento diferenciado."
Alves ainda afirmou que os militares "merecem o mesmo tratamento respeitoso" que outros integrantes de instituições da república e voltou a criticar os auxílios recebidos.
É um absurdo, não tem o que explique isso. Os militares estão recebendo um auxílio para mudança como se fossem superiores aos civis, a outros mortais, mas não são."
Chico: Tarcísio é favorito para substituir Bolsonaro, mas depende de sucesso em SP
Chico Alves também comentou a respeito de possíveis nomes que o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, já estaria levantando para disputar as próximas eleições presidenciais, em 2026. Segundo o colunista do UOL, o nome favorito é o do governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Tarcísio por enquanto é o nome favorito dentro do PL, inclusive as pesquisas mostram isso, Michelle e Tarcisio são muito citados. [A eleição] está longe, ele diz que não, mas depende do sucesso ou não que ele tiver na administração de São Paulo e das alianças que se formarem no entorno dele."
"Acho que ele acaba sendo convencido a concorrer se constatar que tem chances reais. Está cedo, mas acho que Tarcísio por enquanto é o nome", completou.
***
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h. Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.