Topo

Esse conteúdo é antigo

MPF quer ouvir deputada por foto com arma em referência a Lula

A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC), em foto nas redes sociais - Reprodução
A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC), em foto nas redes sociais Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

24/04/2023 18h44

A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) deve ser ouvida em 15 dias pelo MPF (Ministério Público Federal) no processo sobre uma publicação na qual aparece segurando uma arma.

O que aconteceu:

A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, requereu a intimação da deputada "a fim de possibilitar uma análise adequada dos fatos". O relator da ação é o ministro André Mendonça.

Considerando a narrativa exposta, a fim de possibilitar uma análise adequada dos fatos e o melhor deslinde de sua apuração, o Ministério Público Federal requer a intimação da deputada federal Júlia Zanatta para prestar esclarecimentos sobre o caso, no prazo de 15 (quinze) dias
Decisão

Em março, a deputada postou uma foto vestindo uma camiseta estampada com uma mão com quatro dedos alvejada por três tiros, em uma referência ao presidente Lula.

No texto da postagem, a deputada federal também fala sobre o presidente, afirmando que "com Lula no poder, deixamos um sonho de liberdade para passar para uma defesa única e exclusiva dos empregos, do pessoal que investiu no setor de armas".

A decisão é referende a ação no STF (Supremo Tribunal Federal) do líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PR), e do vice-líder Alencar Santana (SP). Na representação, os deputados pedem a abertura de uma investigação para apuração da suposta prática dos crimes de ameaça, incitação ao crime e apologia de crime.