Topo

Esse conteúdo é antigo

Gleisi ataca Campos Neto após fala no Senado: 'Adora fazer palestra'

Gleisi Hoffmann afirmou que presidente do BC falou "besteiras" hoje a senadores - REUTERS/Adriano Machado
Gleisi Hoffmann afirmou que presidente do BC falou "besteiras" hoje a senadores Imagem: REUTERS/Adriano Machado

Do UOL, em São Paulo

25/04/2023 11h40Atualizada em 25/04/2023 12h06

A presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), criticou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pela fala de hoje no Senado.

O que ela disse?

"Fazer política não é papel de presidente do Banco Central". "Lá vem Campos Neto fazendo política, adora dar entrevistas e fazer palestras, o que não é papel de presidente de Banco Central", escreveu ela no Twitter. "Hoje pelo menos foi ao Senado pra prestar contas, mas continua falando besteiras."

Pediu providências aos senadores. "O papel dele é controlar a inflação. São quase dois anos sem atingir a meta, mesmo com juros estratosféricos. Senado precisa tomar providências", concluiu.

Não é a primeira vez que ela critica o presidente do BC. Antes, ela já disse que ele "sabota o país" o melhor que ele pode fazer é pedir para sair do cargo.

'Nunca se subiu tanto os juros em ano eleitoral como em 2022', diz Campos Neto

Em audiência hoje no Senado, presidente do BC reconheceu escalada dos juros." Nunca na história desse país, nem na história do mundo, foi feito um movimento de aumento de juros tão grande no período eleitoral, mostrando que o Banco Central, mesmo no período eleitoral, entendeu que a inflação ia subir, entendeu antes de grande parte dos outros países, mas fez uma subida muito grande no ano eleitoral", disse.

Inflação poderia ser de 10% e os juros, de 18,75%, aponta uma estimativa calculada pelo BC e levada ao Senado por Campos Neto, caso o BC não tivesse passado a aumentar os juros, hipoteticamente, por pressão eleitoral.

Selic está em 13,75% ao ano, e o IPCA acumulou em 2022 alta de 5,79% —estourando o teto da meta pelo segundo ano consecutivo. O objetivo era de 3,5%, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.