Topo

Valdemar diz que fará pressão contra projeto de fake news e critica relator

Carla Araújo e Letícia Casado

Do UOL, em Brasília

26/04/2023 13h43

Presidente do PL, o maior partido da Câmara dos Deputados, Valdemar Costa Neto disse ao UOL Entrevista que a legenda vai se posicionar contra o projeto de lei das Fake News, que regulamenta as redes sociais. Ontem a Câmara aprovou o requerimento de urgência. O PL foi contra.

O que aconteceu

Valdemar disse que o processo de análise do projeto foi acelerado. Ele disse que, por causa da renovação na Câmara dos Deputados, os parlamentares ainda estão se inteirando das matérias. "Somos totalmente contra, achamos que tem que discutir mais", afirmou. "Não deu tempo do pessoal se situar. Vai votar uma matéria como essa, que não conhecem direito?."

Ele criticou a escolha de Orlando Silva (PCdoB-SP) como relator do PL das Fake News. "[O presidente da Câmara Arthur] Lira fez mal de escolher esse relator", disse Valdemar. "O Orlando, que é o relator, nem foi eleito deputado. Ele é suplente. Assumiu porque um deputado federal do PT é ministro agora."

Silva já era relator do projeto. O PL das Fake News não é novo e o deputado já era relator na legislatura anterior. Ele era o primeiro suplente na federação PT, PCdoB e PV e assumiu uma das vagas abertas pelos deputados federais que viraram ministros: Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Luiz Marinho (Trabalho) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).

Pressão sobre a bancada do PL vai crescer. Valdemar afirmou que os 6 deputados do PL que votaram a favor da urgência na tramitação do projeto serão pressionados. Outros 89 votaram contra e 14 estavam ausentes. "Acho que semana que vem eles vão ter muita dificuldade para aprovar."

PL vai se manter contra mesmo com eventuais alterações no texto. "Vamos votar contra. E vamos pressionar esses deputados que votaram a favor da urgência a votar com a gente na semana que vem."

Vamos votar contra. Vai haver pressão muito grande sobre quem votou a favor da urgência. Dá para identificar quem está a favor. Vai todo mundo em cima desse pessoal, eles vão ter muita dificuldade para aprovar na semana que vem.
Valdemar Costa Neto