Topo

Esse conteúdo é antigo

Políticos lamentam morte de Rita Lee: 'Trilha sonora das nossas vidas'

Do UOL, em São Paulo

09/05/2023 11h30Atualizada em 09/05/2023 14h51

Políticos brasileiros lamentaram a morte de Rita Lee, ícone do rock nacional, que faleceu aos 75 anos.

Lula: "Ajudou a transformar a música brasileira"

O presidente Lula publicou, no Twitter, um texto em que destaca como Rita Lee foi "à frente de seu tempo".

"Julgava inapropriado o título de rainha do rock, mas o apelido faz jus a sua trajetória. Rita ajudou a transformar a música brasileira com sua criatividade e ousadia", escreveu.

O vice-presidente Geraldo Alckmin também foi às redes destacar o pioneirismo de Rita.

Já a primeira-dama Janja Lula da Silva compartilhou memórias de um show de Rita Lee que viu em Curitiba: "Eu era adolescente e fiquei hipnotizada com aquele palco enorme, cheio de elementos, e ela no meio, com uma energia única, corajosa, transgressora."

"Trilha sonora de tantos momentos das nossas vidas"

Os ministros Fernando Haddad, da Fazenda, Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, Carlos Fávaro, da Agricultura, e Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, foram os primeiros do governo Lula a se manifestarem sobre a morte de Rita.

Governadores exaltam Rita e Os Mutantes

Os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacaram o tamanho da perda para a cultura brasileira.

Eduardo Paes promete nome de praça no Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e afirmou que quer "atender ao desejo" de Rita Lee e nomear uma praça da cidade em sua homenagem.

Governo e Prefeitura de São Paulo se manifestam

O governo do estado, por meio de nota oficial, lamentou "profundamente" a perda de Rita.

O Governo do Estado de São Paulo lamenta profundamente o falecimento da cantora e compositora Rita Lee, um ícone do rock nacional que morreu nesta segunda-feira (8). Figura importante da música brasileira, a paulista marcou gerações com suas canções e apresentações. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs.

Já o posicionamento da Prefeitura veio de Milton Leite (União Brasil), presidente da Câmara dos Vereadores e atual prefeito em exercício da capital paulista.

A cidade de São Paulo e o país perdem hoje uma grande cantora e artista paulistana. Rita Lee era uma apaixonada pela cidade e pela liberdade. Ela deixará um grande silêncio no cenário artístico e cultural do nosso país. Nossos sentimentos aos familiares.