Topo

Esse conteúdo é antigo

Pacheco confirma sabatina de Zanin no dia 21; plenário vota na mesma data

Rodrigo Pacheco se reuniu com o advogado Cristiano Zanin, indicado por Lula ao STF - Reprodução/Twitter
Rodrigo Pacheco se reuniu com o advogado Cristiano Zanin, indicado por Lula ao STF Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

12/06/2023 14h56Atualizada em 12/06/2023 15h12

A sabatina do advogado Cristiano Zanin, indicado por Lula ao STF, na CCJ do Senado vai ser no próximo dia 21 e a votação do nome dele no plenário da Casa foi marcada para a mesma data. As informações foram confirmadas por Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O que aconteceu?

Zanin se reuniu hoje com Pacheco e Alcolumbre. Segundo o presidente do Senado, o advogado apresentou histórico profissional e a "disposição" de integrar o STF.

Por meio de nota, o chefe da CCJ disse que o relator da indicação de Zanin para a Suprema Corte será o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), vice-presidente do Senado.

Pacheco disse que não há resistência a Zanin

Em entrevista ao UOL no final de maio, o presidente do Senado disse não acreditar que Zanin tenha resistência para ter sua indicação aprovada pelo STF. "Eu vejo alguém com bons predicados. É um advogado conceituado." Na ocasião, Lula ainda não tinha indicado Zanin.

O nome do advogado foi oficializado no dia 1º de junho. Zanin defendeu Lula durante toda a Operação Lava Jato, incluindo o período de sua prisão, entre 2018 e 2019. Seu escritório foi responsável pela defesa no STF e por levar o caso à ONU (Organização das Nações.