Pacheco confirma que Lula indicou Cristiano Zanin ao STF
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), confirma que Lula escolheu o advogado Cristiano Zanin para a vaga no STF (Supremo Tribunal Federal). Segundo ele, a indicação deve chegar hoje à Casa, e será dado o andamento na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) para sabatina e apreciação do nome.
Me encontrei ontem com o Cristiano Zanin. Ele será o indicado pelo presidente da República para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal.
Rodrigo Pacheco, presidente do Senado
O presidente Lula se encontrou na noite de ontem, no Palácio do Planalto, com o advogado e avisou a aliados que ele será indicado para a vaga.
O indicado por Lula ao Supremo herdará processos de interesse do Planalto, como mostrou o UOL. O acervo vai desde mudanças na Lei das Estatais a ações contra adversários, como Sergio Moro (União-PR), ex-juiz da Lava Jato.
Zanin foi advogado de Lula durante toda a Operação Lava Jato, incluindo o período de sua prisão, entre 2018 e 2019. Seu escritório foi responsável pela defesa no STF e por levar o caso à ONU (Organização das Nações Unidas).
Indicados pelo presidente da República ao STF precisam do aval do Senado. Por isso, Zanin passará por sabatina com senadores nos próximos dias e os parlamentares votam se acatam a escolha.
Pacheco afirmou que se encontrou com Zanin ontem (31) e avaliou "positivamente" o nome do advogado, "que reúne condições e tem os predicados para ser ministro do Supremo".
Segundo o presidente do Senado, Zanin está "otimista" e ainda fará visitas aos gabinetes de senadores para se apresentar. A indicação dele tem que ser sabatinado, passar pela CCJ e pelo plenário do Senado.
O advogado deverá conversar com os senadores sobre o seu passado e o seu perfil profissional, além do que pensa sobre os temas inerentes ao Judiciário, "dentro da normalidade de qualquer indicação", explicou Pacheco.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.