Até senadores de oposição deram votos em aprovação de Zanin para o STF
Senadores aprovaram em uma votação expressiva a indicação do advogado Cristiano Zanin ao STF (Supremo Tribunal Federal). Com 58 votos favoráveis e 18 contrários, o amigo do presidente Lula (PT) recebeu a bênção até de senadores de oposição.
O que aconteceu
A soma dos partidos de figuras conhecidas de oposição, como PL, Novo, PP e Republicanos, é de 23 senadores — cinco a mais que o placar contrário a Zanin.
Na lista, há ainda o ex-juiz Sergio Moro (União-PR), que amplia o número para 24. Só o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, reúne 12 senadores.
A votação foi nominal, embora secreta. Eram necessários ao menos 41 votos favoráveis para aprovar a indicação do presidente à Corte.
A aprovação de Zanin já era dada como certa nos corredores do Senado Federal, desde antes da indicação feita por Lula.
Entre os ministros do STF que mais receberam votos no Senado na história estão: Luiz Fux, com 68 votos; Ricardo Lewandowski, que recebeu 63, e Luis Roberto Barroso, com 59 votos. Empatam com 58 votos Zanin e Dias Tóffoli.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.