OPINIÃO
Tales: Zema revelou estratégia de guerra e cria problema para governadores
Colaboração para o UOL, em São Paulo
07/08/2023 13h58
O colunista do UOL Tales Faria afirmou durante o UOL News que a declaração do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), de que governadores do Sul e do Sudeste deveriam criar um consórcio para se opor aos estados do Nordeste, acabou criando um problema para os governadores do Sudeste.
Os governadores do Sudeste reclamam que o texto da reforma tributária acaba privilegiando o Nordeste e, para Tales, agora esses governadores terão dificuldades para fazer uma espécie de "guerra" contra a aprovação da proposta atual. Além disso, afirmou que Zema acabou revelando uma estratégia que deveria permanecer em segredo.
Os governadores do Sudeste estavam, vamos ser claros, eles estavam realmente se reunindo e o Zema só falou o que era fato. Estavam se reunindo para uma guerra contra os governadores do Nordeste e, ao revelar a estratégia publicamente, Zema criou um problema porque eles não vão poder mais fazer a guerra aberta no mesmo nível que estavam planejando.
Tales Faria
Diante dessa dificuldade de fazer oposição ao texto da reforma da mesma forma que estavam planejando, Tales ainda afirmou que Zema acabou ajudando a aprovação da reforma da forma que está agora.
Ao não poder fazer essa guerra aberta no mesmo nível, facilita a aprovação do projeto de Reforma Tributária nos termos em que está. Os governadores do Sudeste acham que o Nordeste está sendo privilegiado, e na verdade, Zema acabou atrapalhando os governadores do Sudeste e ajudando a aprovação da reforma tributária.
Tales Faria
Marília Arraes: Fala de Romeu Zema é fascista e separatista; Leite ratificou absurdo
Em entrevista ao UOL News, a ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) fez críticas às falas de Zema e também destacou que muitos municípios da região Norte de Minas Gerais, inclusive, estão muito próximos e sofrem os mesmos problemas que municípios do Nordeste.
Arraes ainda afirmou que o momento é de união do país em prol de um desenvolvimento como um todo, inclusive para reparar desigualdades históricas. Durante a entrevista, a ex-deputada também classificou as falas de Zema como "fascistas e separatistas" e criticou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
Minas Gerais é um estado muito diverso para ter uma fala tão fascista e tão separatistas como essa de Romeu Zema. Em seguida, infelizmente, o presidente do PSDB, o governador Eduardo Leite, fez essa fala absurda ratificando essa noção de separação ao invés de buscar unir.
Marília Arraes
Amoêdo: Zema fala mais absurdos e supera Tarcísio para suceder Bolsonaro
O ex-presidente do Novo, João Amoêdo, também fez críticas a Romeu Zema em entrevista ao UOL News. Ele afirmou que o governador de Minas Gerais está na dianteira para ocupar o lugar deixado por Bolsonaro em uma eventual disputa contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em sua visão, Zema está na frente pela quantidade de coisas absurdas que fala.
Zema tem feito as falas mais absurdas com frequência maior, justamente tentando buscar o bolsonarismo.
João Amoêdo
Além disso, Amoêdo disse que Zema e Tarcísio acabam se tornando cabos eleitorais do PT. Para ele, diante de um novo cenário de polarização política, é "muito fácil" para o PT se colocar como uma opção contra os herdeiros do bolsonarismo e rebater as falas absurdas de Zema.
Acho que o Zema [está na frente do Tarcísio] porque tem sido mais frequente em falar absurdos que fazem com que a vida do PT fique mais fácil. Ao invés da gente estar construindo uma oposição que deveria estar pensando na construção do país e tentando acabar com a polarização, o Zema tem alimentado isso.
João Amoêdo
***
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL