Hoje é mesmo aniversário do Lula? Por que existem 2 datas e qual seu signo

Muitas pessoas vão dar parabéns para Luiz Inácio Lula da Silva hoje, mas será que é mesmo seu aniversário? Não é isso que consta no seu RG. A resposta é: sim e não. Lula nasceu no dia 27 de outubro, mas foi registrado no dia 6 de outubro.

Como isso aconteceu?

O presidente nasceu em Vargem Comprida, no interior de Pernambuco, na época um distrito de Garanhuns, no dia 27 de outubro de 1945. Segundo Frei Chico, irmão mais velho de Lula, a precariedade do local fazia com que as crianças só fossem registradas de tempos em tempos. Então, só foi registrado anos depois com a data diferente do nascimento, no dia 6 de outubro.

Enquanto não tinham o documento oficial, as crianças usavam o que se chamava de batistério, que comprova o batismo católico deles e tinha a data e local de nascimento.

"Um dia minha mãe foi ao cartório em Santos registrar os filhos. Levou anotado todas as datas e os nomes. Mas acredito que ficou intimidada pela atitude da escrivã, que sugeriu mudar o nome da minha irmã, ali, na hora de Sebastiana para Ruth, seu próprio nome em sua 'homenagem', e ela acabou se atrapalhando com tantas datas", disse o irmão.

Essa mudança faz com que Lula, inclusive, mude de signo. Ele não é libriano como muitos acreditam, e sim escorpiano.

Mas quando Lula comemora seu aniversário? Dia 27 de outubro, assim como sua mãe Lindu.

Deixe seu comentário

Só para assinantes