Lula exalta Qatar como mediador do conflito Hamas x Israel: 'Papel central'
O presidente Lula (PT) defende o papel diplomático do Qatar na mediação dos conflitos no Oriente Médio.
O que aconteceu
O presidente do Brasil saudou o acordo realizado entre Israel e Hamas para a libertação de reféns, reforçando a presença de mulheres e crianças entre eles.
A presença de Lula no Fórum foi seu primeiro compromisso em Doha. Mais tarde ele terá reunião com Tamim bin Hamad al-Thani, emir do Qatar. Ainda hoje a comitiva presidencial brasileira seguirá para os Emirados Árabes Unidos, onde será realizada a COP28.
Lula esteve ontem em Riad, capital da Arábia Saudita e defendeu que haja um esforço para "descarbonizar o planeta". A fala ocorreu durante a visita ao maior produtor de petróleo do mundo.
Conflito entre Hamas e Israel
O Qatar é um mediador fundamental entre os lados em conflito, juntamente com o Egito e os Estados Unidos."Neste momento, em que a guerra volta a assolar o Oriente Médio, o Qatar volta a desempenhar papel central em prol da paz no conflito Israel-Palestina", afirmou Lula.
Israel e o Hamas chegaram a um acordo de última hora nesta quinta-feira (30) para estender o cessar-fogo por mais um dia. Já são 7 dias de trégua com troca de reféns israelenses por presos palestinos, além da entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.