Ministério de Juscelino Filho divulga eventos sem relação com a pasta
Do UOL, em São Paulo
19/12/2023 15h34Atualizada em 19/12/2023 15h34
O Ministério das Comunicações utiliza o perfil oficial da pasta na plataforma Flickr para publicar fotos e divulgar eventos que não têm relação com a pasta. A informação foi noticiada pelo jornal O Estado de S. Paulo e confirmada pelo UOL.
O que aconteceu
O fotógrafo oficial acompanhou um evento em celebração à volta de Luanna Rezende, irmã do ministro Juscelino Filho, ao cargo de prefeita de Vitorino Freire (MA). Ela havia sido afastada por supostos desvios na Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba). O evento não tinha qualquer participação do Ministério das Comunicações, mas as fotos foram publicadas no Flickr oficial da pasta no dia 15 de setembro deste ano.
Nas fotos, o ministro aparece ao lado da irmã e de apoiadores, sem a presença de algum elemento que relacione a pasta ao evento divulgado no canal oficial do Ministério das Comunicações.
Em 1º de setembro, o perfil oficial da pasta divulgou 73 fotos de um encontro entre prefeitos de cidades do Maranhão com a bancada federal do estado. Juscelino Filho não aparece em nenhuma das imagens feitas pelo fotógrafo oficial, mas o primo dele, Ivo Rezende, está em destaque. Segundo o Estadão, o profissional teria viajado naquele dia de Teresina (PI) a São Luís em "veículo oficial".
Outro álbum de 31 de março, também publicado no perfil oficial da pasta, mostra o ministro em outro evento com prefeitos do Maranhão após enchentes atingirem o estado. "Apoio: Ministro das Comunicações Juscelino Filho", diz um texto inserido em um banner ao fundo.
Por meio de nota, a pasta afirmou que "não há uso indevido da estrutura do Ministério das Comunicações e nem dos recursos públicos". "O profissional foi nomeado em 29/05/23 e, desde então, presta assessoramento ao ministro de Estado, dentro e fora do MCom, acompanhando-o em diversas missões institucionais".
A pasta ainda disse que há imagens no Flickr com a irmã do ministro porque a assessoria de comunicação do ministério, "de forma colaborativa", compartilha "o mesmo drive para armazenamento de fotos e vídeos, com o intuito de facilitar a troca de informações das atividades".
O Ministério das Comunicações afirmou que a alimentação e atualização dos canais institucionais são de "integral responsabilidade da chefia" da assessoria da pasta e que "equívocos acontecem". "As medidas cabíveis, no momento oportuno, serão tomadas. "As fotos disponíveis no Flickr não passam de pura desídia [falta de atenção] da equipe responsável pelo banco de imagens do Ministério das Comunicações".
TCU alerta Secom
Não é a primeira vez em que o governo Lula (PT) é relacionado à promoção pessoal em canais oficiais. No último dia 7, o TCU (Tribunal de Contas da União) alertou a Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência) para evitar a promoção pessoal de Lula nas lives semanais.
O tribunal descartou a ocorrência de promoção pessoal, mas disse que a análise foi feita a partir de "percepções subjetivas". "Não é possível descartar a hipótese que, caso submetido ao crivo de uma equipe diferente, não seria feita a mesma avaliação", escreveu o ministro Jorge Oliveira, relator da representação.
Área técnica do TCU afirmou ter visto conteúdos informativos de utilidade pública, mas também autopromoção. Por isso, Oliveira adotou o entendimento de que a Secom deveria ser alertada sobre as normas que ela deveria seguir em sua atuação.