Conteúdo publicado há 6 meses
OpiniãoPolítica

Reinaldo: Em 2023, governo tem nota 8; Lula é nota 11

O colunista do UOL Reinaldo Azevedo classificou o primeiro ano do governo como positivo durante o programa Olha Aqui!, entretanto, afirmou que o presidente Lula (PT) se saiu ainda melhor do que o próprio governo.

Para o governo Lula eu dou nota oito e para o Lula eu dou nota 11, porque desafio alguém a dizer que faria melhor no lugar dele.
Reinaldo Azevedo

Ele destacou que a reforma tributária, promulgada ontem (20) no Congresso Nacional, é importantíssima para o país e sua aprovação só foi possível devido à habilidade de articulação política de Lula diante de um Congresso conservador.

Com esse Congresso se conseguiu fazer a reforma tributária, e só se negocia com um Congresso assim se houver habilidade política. Se avançou bastante em 2023 porque havia propostas e projetos. O que Lula está fazendo é tentar recuperar a governabilidade para a presidência da República e ainda assim estamos avançando porque há habilidade política.
Reinaldo Azevedo

Reinaldo também afirmou que o país esperava por muito tempo pela reforma tributária e que, apesar de serem necessários alguns ajustes, a proposta aprovada será benéfica para a população e para o crescimento do país, que tem uma expectativa de crescer 3% no ano.

Tem muita coisa que precisaria rever, mas isso vai se fazendo ao longo do tempo e é fundamental que vai se criar um imposto sobre o valor agregado. Isso significa desoneração de consumo, então será bom para o consumidor e será bom para o crescimento. Com todas as dificuldades para aprovar a reforma tributária, o Lula conseguiu, o governo conseguiu e o Fernando Haddad conseguiu. É uma vitória histórica e o Lula tem toda razão de comemorar. Reinaldo Azevedo

Além da aprovação da reforma, o colunista do UOL apontou que Lula foi importante para salvar a democracia brasileira e, além disso, algumas decisões na área econômica também foram essenciais para que a bolsa batesse recordes, o mercado se animasse e a nota do Brasil fosse elevada por agências de risco.

Se este governo tivesse só salvado a democracia já seria uma grande obra e mereceria uma estátua em praça pública, mas não só salvou a democracia como em um ano aprovou a reforma tributária, conseguiu aprovar o arcabouço fiscal, conseguiu aprovar medidas para recuperar receitas importantes e também conseguiu recolocar o Brasil no mapa internacional nas questões que dizem respeito à esfera global, e ainda por cima com a elevação da nota de risco na agência Standard & Poor's.
Reinaldo Azevedo

Por fim, Reinaldo comemorou o superávit que o Brasil terá na balança comercial em 2023 e voltou a destacar que Lula salvou a democracia ao derrotar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas últimas eleições.

Continua após a publicidade

O Brasil vai ter um superávit de quase US$ 100 bilhões neste ano na balança comercial, então as coisas estão caminhando e houve redução do desemprego e aumento do emprego. Ainda há uma informalidade excessiva, é verdade, mas tudo isso tem que ser trabalhado dentro do ambiente da democracia.
Reinaldo Azevedo

***

O Olha Aqui! vai ao ar às segundas, quartas e quintas, às 13h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes