Renan Filho rebate imagem de realizador de obras de Tarcísio: 'Oba-oba'

O ministro Renan Filho (Transportes) usou números do balanço de sua gestão para criticar o antecessor, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O que aconteceu

Renan Filho disse que, na época em que Tarcísio era ministro, a pasta escondia dados oficiais. Ele afirmou que os estudos da CNT (Confederação Nacional de Transportes) eram refutados, enquanto as informações do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) não eram reveladas.

Tarcísio deixou o cargo de ministro da Infraestrutura (atual Ministério dos Transportes) se definindo como grande realizador de obras, imagem que foi usada em sua campanha para o governo de São Paulo, quando saiu vitorioso.

Renan Filho usou a qualidade das rodovias brasileiras para embasar suas críticas. Levantamento aponta que 2023 fechou com 67% das estradas em boas condições. Sob Tarcísio, o índice era de 52% de rodovias de boa qualidade.

Desembolsos para obras aumentaram. O Ministério dos Transportes gastou R$ 14,5 bilhões no ano passado. Em 2022, último ano de Tarcísio à frente da pasta, foram usados R$ 8,1 bilhões.

Tarcísio se elegeu governador de São Paulo ancorado em sua marca de realizador
Tarcísio se elegeu governador de São Paulo ancorado em sua marca de realizador Imagem: Francisco Cepeda/Governo do Estado SP

Durante o balanço, o atual ministro de Transportes afirmou que houve queda contínua de investimentos no governo Bolsonaro. Com isso, ele ressaltou a consequente deterioração da infraestrutura viária brasileira.

Renan Filho não citou Tarcísio nominalmente, mas disse que a gestão anterior se especializou em fazer "oba-oba". Para ele, a imagem de tocador de obras do antecessor se baseia em marketing em cima de entregas pontuais.

As declarações são uma escalada nas críticas a Tarcísio às vésperas das eleições municipais. No começo do governo Lula, Renan Filho afirmava que a gestão anterior não havia feito mais obras "porque não tinha dinheiro". Depois, citava que faltava prestígio político ao antecessor para conseguir dinheiro com Paulo Guedes, então ministro da Economia.

Continua após a publicidade

Ele vinha investindo sucessivamente menos recursos e fazendo um oba-oba pontual.
Renan Filho, ministro dos Transportes no governo Lula

Dá para criar versão, dizer que a infraestrutura está melhorando com o indicativo do próprio DNIT dizendo o contrário.
Renan Filho, em crítica à gestão anterior, sob Bolsonaro

O que diz Tarcísio

A assessoria de imprensa do governador afirmou que ele não comentaria as críticas. Aliados, contudo, responderam aos ataques, citando que Renan Filho deveria se concentrar em entregar resultados, em vez de disputar com o antecessor.

Continua após a publicidade

Eles argumentaram que inclusive a esquerda reconheceu méritos da gestão Tarcísio. Para os aliados, Renan Filho deveria olhar para a frente, já que há mais de um ano Tarcísio não responde pelo ministério.

Deixe seu comentário

Só para assinantes