PGR denuncia ex-primeira-dama da Paraíba por participação nos atos de 8/1

A ex-primeira-dama da Paraíba Pâmela Bório foi denunciada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) ao STF por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

O que aconteceu

Pâmela foi denunciada pela PGR por cinco crimes. Na denúncia, Paulo Gonet citou associação criminosa armada, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Defesa nega que Pâmela tenha invadido prédios e cometido atos de vandalismo. O advogado Hélio Garcia Ortiz Júnior disse ao UOL que sua cliente estava de férias na época e aproveitou que estava em Brasília para divulgar vídeos nas redes sociais dando a opinião dela.

A procuradoria também pede que o STF aplique multa para reparação de danos. A denúncia, feita com base em pedido do PSOL, foi enviada ao Supremo ontem (18). Cabe ao ministro Alexandre de Moraes decidir se acolhe a denúncia e abre uma ação penal ou a rejeita.

A denunciada permaneceu unida subjetivamente aos integrantes do grupo e participou da ação criminosa que invadiu as sedes do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal e quebrou vidros, cadeiras, painéis, mesas, móveis históricos e outros bens que ali estavam, causando a totalidade dos danos descritos pelo relatório preliminar do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Trecho de denúncia da PGR

Ela estava apenas na área externa fazendo cobertura jornalística e dando opinião como jornalista de opinião política que tem sido há anos.
Hélio Garcia Ortiz Júnior, advogado de Pâmela Bório

Jornalista, miss e ex-esposa de governador petista. Natural de Senhor do Bonfim (BA), Pâmela é jornalista formada pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia). Ela foi casada com o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) entre 2009 e 2013 e representou o estado dela como miss em 2008. Pâmela Bório e Coutinho se separaram em 2015, com discussões e brigas na Justiça.

Deixe seu comentário

Só para assinantes