Topo

Miss e divorciada de petista: quem é a ex-primeira-dama em ato golpista?

Pâmela publicou vídeos da manifestação antidemocrática em seu perfil no Instagram - Reprodução/Instagram
Pâmela publicou vídeos da manifestação antidemocrática em seu perfil no Instagram Imagem: Reprodução/Instagram

Laís Seguin

Colaboração para o UOL

10/01/2023 04h00

A ex-primeira-dama da Paraíba Pâmela Monique Cardoso Bório (PSC), de 39 anos, foi uma das pessoas identificadas em atos golpistas em Brasília no domingo. Pâmela é divorciada do ex-governador Ricardo Coutinho, hoje filiado ao PT.

Pâmela aparece em vídeos publicados por ela mesma nas redes sociais em meio aos atos antidemocráticos, acompanhada do filho de 12 anos e com um tecido amarelo enrolado em volta do cabelo.

Ela chegou a usar óculos e máscaras na tentativa de evitar os efeitos do gás lacrimogêneo que a polícia atirou contra os invasores. E disse, em um dos vídeos publicados na rede social: "não vamos entregar o nosso país sem luta".

O conteúdo foi republicado por apoiadores e também por pessoas que buscavam identificar quem estava envolvido no ato.

Após a repercussão, o perfil dela nas redes sociais foi excluído. Em nota a veículos locais, Pâmela afirmou que estava apenas cobrindo a manifestação, na condição de jornalista.

Antes de desativar o perfil, Pâmela negou que tenha levado a criança às manifestações. "O meu filho está de férias e ontem [domingo] estava passeando no shopping com seus tios enquanto eu estava fazendo os registros [do ato]", justificou.

Quem é Pâmela Bório?

  • Natural de Senhor do Bonfim (BA);
  • Jornalista formada pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia);
  • Foi casada com Ricardo Coutinho (PT);
  • Trabalhou como apresentadora de telejornais em afiliadas da Rede Globo e do SBT, entre 2001 e 2010;
  • Representou seu estado como miss em 2008;
  • Era suplente de seu partido na Câmara dos Deputados.

O UOL tentou contato com Pâmela Bório e com o ex-governador Ricardo Coutinho, mas não obteve retorno. Em caso de manifestação, o texto será atualizado.

Conflitos

Pâmela e Coutinho se casaram em 2009 e ficaram juntos até 2013. O divórcio do casal, no entanto, saiu apenas em 2015. Eles têm histórico de discussões e brigas na Justiça.

  • Coutinho tem a guarda compartilhada do filho com Pâmela.
  • Em julho de 2015, a ex-primeira-dama foi acusada de agredir uma babá contratada por ele para cuidar da criança. Na época, Pâmela afirmou que as agressões foram forjadas e que a babá foi flagrada filmando a rotina dela para repassar informações para o ex-marido. O processo corria em segredo de Justiça.
  • Em 2017, uma decisão judicial obrigou Pâmela a não fazer qualquer publicação sobre o ex-governador nas redes sociais.
  • Um ano depois, ela derrubou o portão da residência de Coutinho com seu carro. Pâmela alegou que ficou com medo de ser agredida ao buscar o filho e por isso teria saído do local de maneira brusca. Ela foi absolvida em 2019.

Fotos íntimas

Em 2017, Pâmela Bório fez uma denúncia sobre o vazamento de fotos íntimas na internet. De acordo com a ex-primeira-dama, as imagens vazadas foram adquiridas por meio de um aparelho celular que foi hackeado entre os anos de 2013 e 2014, período em que ainda era casada com Ricardo Coutinho. Ela fez um boletim de ocorrência de crime cibernético com base na Lei Carolina Dieckmann.