Josias: Sidônio admite falha do governo e faz primeiro discurso ajustado
O publicitário Sidônio Palmeira admitiu falha de comunicação no governo Lula (PT) e realizou o seu primeiro discurso ajustado, opinou o colunista Josias de Souza no UOL News, do Canal UOL, nesta terça-feira (14).
Ele [Sidônio] reconhece que a comunicação do próprio governo não está funcionando, algo que o próprio Lula já tinha dito, aliás. Josias de Souza, colunista do UOL
Sidônio Palmeira, responsável pela campanha eleitoral de 2022, assumiu o comando da Secom (Secretaria de Comunicação Social) no lugar do ministro Paulo Pimenta. O evento foi feito no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a presença do presidente Lula. O publicitário foi alçado ao cargo em meio a uma reestruturação da comunicação do governo já de olho em 2026.
Em sua fala, Sidônio lamentou as fake news e criticou as mudanças da Meta, empresa controladora de redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp. Na última semana, o conglomerado anunciou o fim do combate a fake news com agências profissionais de checagem, em aceno à administração de Donald Trump nos Estados Unidos.
O governo imagina que [o trabalho que vem fazendo] deveria ser percebido pela sociedade. Ele diz que há uma onda de extrema direita, que isso cria uma mentira da cortina de fumaça, outra realidade. A oposição no Brasil hoje é diferente da oposição com a qual o Lula lidou nos mandatos anteriores. Hoje a oposição é uma oposição que estava pedindo a intervenção militar lá na frente do quartel, logo depois da eleição.
Então há uma noção, um novo mundo e o marqueteiro diz isso com todas as letras e que é preciso, segundo as palavras dele, a concepção do papel da comunicação do governo nesse novo mundo.
Ele disse, e algo que é muito real, para que a comunicação governamental seja eficaz, precisa lidar com os muitos países que existem dentro do país. Há muitos Brasis dentro do Brasil. E o Lula não está falando isto, embora todos esses Brasis tenham prometido isso. Josias de Souza, colunista do UOL
Saída de Pimenta, e disputa com Janja
No mês passado, o UOL revelou que a saúde de Lula intensificou a disputa entre a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e a Secom pelo controle da comunicação do governo, principalmente no que se refere à imagem do mandatário.
As notícias sobre o seu estado de saúde foram repassadas à imprensa pelo médico do presidente, Roberto Kalil, sem a participação da secretaria. Na ocasião, o então ministro da Secom, Paulo Pimenta, negou e disse ao UOL que a decisão havia sido tomada pela pasta e por Lula.
Sakamoto: 'Pix não pode ser transformado em terra de ninguém'
No UOL News, o colunista Leonardo Sakamoto avaliou que o governo precisa combater a sonegação de impostos, e o Pix não pode ser transformado em uma terra de ninguém.
O que está sendo discutido é que o governo vai usar o PIX para poder verificar sua negação de impostos. Agora, transferências. Não tem imposto! Vai acontecer o que sempre aconteceu, usar a transação para verificar se a pessoa tá sonegando dinheiro pro governo. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL
O governo brasileiro e a Receita Federal têm se movimentado para desmentir as informações falsas em relação à taxação do Pix. O assunto se tornou uma preocupação para o Planalto, uma vez que diversas publicações enganosas circulam pelas redes sociais.
Assista ao trecho abaixo
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Veja a íntegra do programa:
6 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Marcos Mil Homens
Esse desgoverno é tão desonesto com o trabalhador que além de tudo, na miúda, está querendo recolocar a cobrança sindical obrigatória. O lula é o maior p i l a n t r a desse país.
Nelson Vidal Gomes
Os discursos de Lula diferente de seu prática de governo já foram assimilados pela população, é disto que decorre sua baixa popularidade, como agora na repugnante contradição de ter legitimado a ditadura de Maduro com o envio à sua posse de nossa Embaixadora em Caracas, dois dias depois de liderar uma manifestação oficial em defesa da democracia. Apostou demais na desinformação e falta de memória do povo. Perdeu! Seu status hoje é de mediocridade idêntica a de Bolsonaro, que era muito pior que seu governo. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Álvaro Francisco Dias
Isso, mesmo, extremista usa as redes sociais para se divulgar as mentiras e os coitados acreditam em tudo que diz. Não fiquem nas redes sociais vendo besteira. Procura a fonte se é verdade. Não acredita nas redes, a maioria é mentira, quem divulga as coisas ruim, quer ganhar dinheiro.