Topo

Lei para frear obesidade proíbe venda de 'Kinder Ovo' e muda 'McLanche' no Chile

Getty Images
Imagem: Getty Images

Em Santiago

25/05/2016 18h00

Santiago, 25 mai (EFE).- O governo do Chile proibirá a venda do chocolate "Kinder Ovo", que vem com um brinquedo como brinde, e modificará o "McLanche Feliz", da rede de fast-food McDonald's, a partir do dia 27 de junho, segundo anúncio feito nesta quarta-feira por fontes oficiais.

Nesta data entrará em vigor uma nova lei que pretende frear a obesidade no país.

A nova norma - pioneira no mundo por sua elevada exigência - tem como objetivo estabelecer regras na informação nutricional, a publicidade de alimentos dirigidos às crianças e a venda em escolas de determinados produtos.

O Chile é o segundo país com mais obesos da América Latina e apresenta uma das taxas mais altas de obesidade infantil, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

Obesidade infantil

Segundo o órgão, 9,5% dos menores de 5 anos são obesos, enquanto dados do Ministério da Saúde do Chile garantem que mais de 30% dos meninos e meninas de 0 a 7 anos sofrem de excesso de peso.

A vontade de reverter estes números incentivou o governo chileno a criar esta exigente lei que aponta especificamente às crianças. A do próximo 27 de junho não poderão se vendidos produtos alimentícios com nutrientes chamados "críticos" e que ainda oferecem brinquedos.

"O 'Kinder Ovo' tem um brinde e não poderá ser vendido em nosso país. O 'McLanche Feliz' do McDonald's tem grande quantidade de sal, açúcar e gorduras saturadas e não pode ser entregue em um golpe comercial", indicou o chefe do Departamento de Políticas Públicas do Ministério da Saúde, Tito Pizarro.

"O 'McLanche' hoje, do ponto de vista dos nutrientes críticos, não é feliz", ressaltou Pizarro, em declarações a rádio "DNA".

A autoridade sanitária afirmou que se for desenvolvido um produto saudável será permitida a comercialização, mas "se continuar com a alta quantidade (de açúcares, sal ou gorduras) não poderá ser vendido", completou.

Além disso, as novas normas estabelecem que as embalagens e rótulos dos alimentos para o consumo humano devem indicar os ingredientes que contêm, incluindo os aditivos e os conteúdos de energia, açúcares, sódio e gorduras saturadas.

Em todas as embalagens dos produtos que superam os limites fixados como recomendáveis deverá constar em sua frente uma etiqueta com a descrição "Alto em" sobre um fundo negro.

Produtos barrados nas escolas

Os produtos que tiverem essa etiqueta não poderão ser comercializados nas escolas, ser anunciados na televisão em horário infantil, nem incorporar na embalagem brinquedos ou caricaturas que possam atrair a atenção das crianças.

O senador chileno Guido Girardi mostrou hoje seu desejo de que o novo regulamento para etiquetar os alimentos sirva de inspiração para outros países.

Durante um seminário na sede da FAO, em Roma, Girardi declarou ser necessário "globalizar" o combate contra a desnutrição, que ele classificou como um dos maiores desafios para a saúde pública global.

Com essas medidas, Girardi enfatizou que os cidadãos chilenos têm "direito de saber o que estão comendo", incluindo as crianças, que sofrem com o "abuso e excesso da publicidade", que influenciam as pessoas que deixam de comer alimentos tradicionais no mundo todo. 

Ferrero vai à Justiça

A Ferrero, fabricante do Kinder Ovo, disse que recebeu com surpresa a notícia de que o produto será suspenso. A empresa considera que o brinquedo não é um gancho para a venda do chocolate, mas "é uma parte essencial e integral do produto". 

A Ferrero afirma ainda que vai "ativar instituições nacionais e internacionais para obter a solução jurídica para esta situação, que afeta a reputação de um de seus produtos mais populares, e da mais alta qualidade".