Topo

Estudo da Unesp mostra que suco de laranja ajuda a controlar o apetite

O suco de laranja aumenta a quantidade de um hormônio que inibe os receptores do apetite - Thinkstock
O suco de laranja aumenta a quantidade de um hormônio que inibe os receptores do apetite Imagem: Thinkstock

Do UOL

Em São Paulo

14/01/2014 11h15

Uma pesquisa da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara (SP) revelou que a laranja, fruta conhecida por ser bastante calórica, pode ser uma aliada para quem quer perder peso. Os pesquisadores constaram que ela libera uma substância que aumenta a saciedade e ajuda a inibir o apetite, ou seja, a pessoa toma o suco e come bem menos na refeição seguinte.

Os testes foram feitos com sucos frescos e industrializados. Quarenta voluntários tomaram a bebida durante um ano e depois tiveram o sangue analisado.

Os especialistas descobriram que o suco de laranja aumenta os níveis de leptina no organismo. Esse hormônio age numa região do cérebro chamada de hipotálamo e inibe os receptores do apetite.

Calorias

A bióloga Thaís César, professora do departamento de alimentação e nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas , estuda os efeitos do suco de laranja em diferentes grupos de indivíduos desde 2000. Segundo ela, apesar de cada copo de suco ter em média 120 calorias, ela concluiu que a ingestão de cerca de um litro da bebida diariamente não alterava o peso das pessoas. 

A partir dessa constatação, surgiu a ideia de estudar a influência da fruta no apetite. Durante uma semana, os participantes consumiam o suco de laranja puro, feito na hora. Na semana seguinte, o suco pasteurizado, como é exportado para muitos países. Na terceira, um preparado especial, feito com água e açúcar, numa composição parecida com a dos refrigerantes. 

Depois de tomar a bebida, os participantes tinham o sangue analisado, a fim de analisar quatro índices: glicose, insulina, leptina e adiponectina.

Fresco ou de caixinha

A melhora nos índices foi detectada tanto com o consumo do suco fresco quanto com o pasteurizado. Só quem consumiu o preparado com açúcar é que não teve efeito positivo.

Pessoas com faixa de peso normal, no entanto, se beneficiaram mais do que as que apresentavam sobrepeso ou obesidade. 

A professora acredita que a vitamina C e as isoflavonas presentes no suco de laranja sejam responsáveis pela melhora nos índices.

Ela recomenda que as pessoas troquem os tradicionais lanchinhos da tarde pela ingestão do suco de laranja - além de gerar saciedade, a bebida possui nutrientes que bolos e bolachas não contêm. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Notícias