Topo

Candidíase é comum no verão; saiba como prevenir a doença

Isabela Noronha

Do UOL, em São Paulo

15/02/2014 07h00

Especialistas afirmam: a maioria das mulheres, cerca de 75%, terá candidíase uma vez na vida. E as chances de esse episódio acontecer no verão são grandes. “O fungo que provoca essa doença precisa de um ambiente escuro e quente para proliferar. Quando não encontra essas condições, pode existir em pouca quantidade, sem causar problemas. Em contrapartida, nas situações de muito calor, transpiração excessiva e dificuldade de arejar a pele, ele encontra um ambiente ideal para multiplicação”, explica Karina Zulli, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo.

O fungo causador da candidíase mais comum na mulher adulta é o Candida albicans. Ele vive normalmente no intestino, mas pode aparecer no estômago, bexiga e vagina. Quando algo muda nesses ambientes e favorece a multiplicação dele, acontece a infecção.

Mitos e verdades sobre o calor

  • Arte/UOL

    Camomila clareia o cabelo? Maquiagem na praia pode? Descubra aqui as respostas para suas dúvidas

O sintoma clássico é a coceira na região genital. “A pessoa coça, machuca a pele e sente dor ao urinar”, diz Lana Aguiar, ginecologista do Hospital das Clínicas em São Paulo. “O ideal é que a pessoa procure um médico assim que sentir a coceira”, recomenda.

Porém, se não tiver acesso a um profissional de saúde imediatamente, é possível aliviar o desconforto com um banho de chá de camomila no local, três vezes ao dia. “São três saquinhos desse chá vendido em supermercado em um litro de água. Deixe esfriar e jogue ali  - é um anti-inflamatório e antisséptico”, diz Lana.

Além de coçar, o local pode ficar inflamado, e a mulher vai perceber na calcinha um corrimento. “Normalmente, ele é branco ou amarelado, mas em alguns casos pode ser até esverdeado, sempre com a consistência de ‘leite coalhado’”, explica Alessandra Bedin, ginecologista do Hospital Albert Einstein, na capital paulista.

O tratamento é feito com antifúngico oral e pomadas. Nos casos mais leves, o incômodo causado pela doença desaparece em três dias. Mas só um ginecologista pode fazer um diagnóstico preciso. “A ardência, por exemplo, também é um sintoma de herpes. E as coceiras podem ser causadas por alergias”, alerta Lana Aguiar.

Se a doença fica indo e voltando, pode ser um sinal de problemas mais sérios, como anemia e diabetes. “Nesse caso, a candidíase é apenas um sintoma inicial”, alerta Alessandra Bedin.