Topo

Sobe para 1.350 o número de mortos por ebola na África Ocidental, diz OMS

Do UOL, em São Paulo

20/08/2014 15h07

Subiu para 1.350 o número de mortos pelo surto de ebola na África Ocidental, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira (20), com 106 novas mortes registradas entre 17 e 18 de agosto em três países.

A agência de saúde da ONU disse que 221 novos casos suspeitos, prováveis ou confirmados do vírus foram registrados em Guiné, Libéria e Serra Leoa no período de dois dias.

O número incluiu a morte de um médico na Nigéria, que tinha tratado do primeiro paciente com ebola do país, aumentando para cinco o número de vítimas da febre hemorrágica na mais populosa nação africana.

(Com Reuters)

Saiba mais sobre ebola

  • O que é o ebola?

    A doença é causada pelo vírus ebola e, no surto atual, já matou quase a metade dos pacientes diagnosticados com a doença. Tem sintomas como febre, vômito, diarreia e hemorragia.

  • Como se contrai o vírus?

    O ebola é transmitido pelo contato direto com sangue e fluídos corporais (suor, urina, fezes e sêmen) de pessoas contaminadas e de tecidos de animais infectados.

  • Quais países têm mais casos de ebola?

    Guiné, Libéria e Serra Leoa vivem surtos de ebola. Na Nigéria houve casos da doença, mas o vírus deixou de ser ameaça no país. EUA e alguns países europeus resgataram compatriotas infectados para tratamento.

  • Quem tem mais risco de contrair a doença?

    Parentes dos pacientes e os profissionais de saúde que tratam os pacientes com ebola são os indivíduos em maior situação de risco. Mas, qualquer pessoa que se aproxime de infectados ou de seus corpos sem vida se coloca em risco.

  • O ebola tem cura?

    Não há remédio que cure o ebola propriamente. Existem apenas medicamentos e vacinas experimentais sendo testadas no Canadá, nos Estados Unidos e na África, que surtiram o efeito desejado, isto é, zeraram a carga viral dos infectados. Quem sobreviveu ao tratamento continuará sendo monitorado por um tempo.

Mais sobre o ebola

Mais Notícias