Topo

Ebola já matou 2.917 pessoas em 6.263 casos, diz OMS

Da Agência Lusa, em Genebra

25/09/2014 11h27

O vírus ebola já deixou 2.917 mortos na África Ocidental, em 6.263 casos, segundo o último balanço da OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgado nesta quinta-feira (25). Os dados referem-se a domingo (21).

Os três países mais afetados pela epidemia - a mais grave desde que o vírus foi identificado, em 1976, e que ressurgiu no final de dezembro do ano passado - são a Libéria, a Guiné e Serra Leoa.

Uma outra epidemia de ebola, distinta da que atinge a África Ocidental, já matou 41 pessoas em 68 casos no noroeste da República Democrática do Congo, desde que apareceu em 11 de agosto até 18 de setembro, segundo dados divulgados pela organização.

De acordo com a agência das Nações Unidas, só é possível dizer que não há mais transmissão do vírus em um país “42 dias após o último caso registrado”.

A infecção ocorre por contato direto com fluidos corporais, sangue, ou secreções. O período de incubação dura de dois a 21 dias. Nesta fase, a doença não é contagiosa. Apenas a partir do momento em que os sintomas se manifestam é que pode ser transmitida.

A doença atinge uma taxa de mortalidade de cerca de 70%, segundo estudo divulgado pela OMS.