Brasileiro vai a Bariloche e diz ter coronavírus; exames apontam faringite
Um turista brasileiro provocou preocupação na cidade argentina de San Carlos de Bariloche ao afirmar que estava infectado com o coronavírus. No entanto, exames locais descartaram o contágio e diagnosticaram nele uma faringite.
Segundo o jornal Clarín, o brasileiro chegou do Chile ontem à tarde ao destino turístico com uma máscara cirúrgica. Ao cruzar a fronteira e desembarcar na rodoviária, foi perguntado por outros turistas e por moradores da região a respeito. "Me contagiei com o coronavírus", disse.
A publicação acredita que o brasileiro tenha viajado à região chilena de Puerto Montt (a oeste de Bariloche), passando por cidades próximas durante a semana. A travessia teria sido feita pelo posto de controle de Cardenal Antonio Samoré.
A declaração causou temor na cidade argentina, que recebe cerca de quatro mil turistas por dia no começo do ano. Funcionário da rodoviária chamaram uma ambulância para que ele fosse levado a um hospital; no entanto, o turista recusou o veículo e foi de táxi ao hostel no qual havia reservado um quarto, no centro da cidade.
A ambulância acabou indo ao hostel acompanhada de policiais, que interromperam o trânsito na região. O turista brasileiro foi então levado ao hospital, e o estabelecimento onde ele se hospedou foi evacuado por algumas horas.
No hospital, o turista foi para uma ala isolada e passou por um questionário. A princípio, os médicos atestaram que os sintomas não correspondiam aos do coronavírus. Exames posteriores confirmaram as suspeitas de que o viajante sofria de um caso de faringite.
"O Hospital Zonal Bariloche e a IV Zona Sanitária informa que, diante dos rumores da chegada à cidade de uma pessoa que manifestou ser um 'possível caso de coronavírus', profissionais do estabelecimento entraram em contato com a pessoa, realizaram exames pertinentes e descartaram as suspeitas do caso", informou a instituição médica em comunicado nas redes sociais.
Ainda de acordo com o jornal, o caso rapidamente causou preocupação em Bariloche. Por WhatsApp, uma mensagem pedia que moradores não fossem ao hospital, uma vez que uma pessoa infectada com o coronavírus estava no local. O texto, porém, dizia se tratar de um visitante francês.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.