PUBLICIDADE
Topo

Saúde

Coronavírus leva à falta de papel higiênico e água de garrafa na Austrália

Papel higienico - iStock
Papel higienico Imagem: iStock

Do UOL

04/03/2020 14h19

A ameaça do coronavírus chegou à Austrália e deixou as pessoas tão preocupadas que alguns itens estão desaparecendo dos supermercados — entre eles, papel higiênico.

De acordo com o The Independent, os australianos "começaram a se preparar para o desastre em níveis nunca antes vistos", mesmo em um país que vive atualmente as consequências de centenas de incêndios florestais e graves enchentes registrados entre dezembro e fevereiro.

A situação foi tão inesperada que uma rede de supermercados chegou a estabelecer um limite de quatro embalagens por pessoa.

Na internet, consumidores mostraram prateleiras completamente vazias — além de papel higiênico, também estão em falta produtos como enlatados, álcool para as mãos e água engarrafada.

"O coronavírus está realmente assumindo o controle", escreveu um perfil do Twitter. "Todas as pessoas que passam têm um carrinho cheio de papel higiênico. Nem um rolo à vista [nas prateleiras]".

Há relatos de que pessoas estão roubando papel de banheiros públicos e empresas, e de que rolos do produto estariam sendo vendidos por centenas de dólares na internet.

O governo australiano, no entanto, classificou as chamadas "compras do pânico" como "desnecessárias.

"É importante que as pessoas sigam sua vida e seus processos normais de forma calma", pediu ontem o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, em entrevista coletiva.

Saúde