Topo

Esse conteúdo é antigo

Jovem com suspeita de coronavírus relata preconceito sofrido em rede social

Yasmin Nicolielo relatou nas redes socais preconceito por estar com suspeita de coronavírus; testes deram negativo - Reprodução/Instagram/@yasminnicolielo
Yasmin Nicolielo relatou nas redes socais preconceito por estar com suspeita de coronavírus; testes deram negativo Imagem: Reprodução/Instagram/@yasminnicolielo

Do UOL, em São Paulo

04/03/2020 09h56

Com a confirmação de dois casos de covid-19, causada pelo novo coronavírus em São Paulo, aumentou o temor da população em relação a uma epidemia no país. Porém, essa preocupação também tem gerado preconceito e reações exageradas, especialmente nas redes sociais.

Um exemplo é Yamin Nicolielo, 26 anos, que relatou no Instagram ter sofrido preconceito durante o período em que estava com suspeita de covid-19. Os testes para a doença deram negativo, mas a jovem disse ter ficado impressionada com a falta de respeito de algumas pessoas.

Segundo a publicação dela no Instagram, ela foi ao Pronto-Socorro de Avaré (267 km a oeste de São Paulo) em 26 de fevereiro com sintomas de gripe, após voltar de uma viagem à Itália —país onde os dois casos confirmados de coronavírus no Brasil teriam contraído o vírus.

Com a suspeita de covid-19, ela precisou ficar em isolamento até a chegada dos resultados dos testes. Nesse período, ela precisou ficar de máscara e não pôde ter contato com a filha. Diariamente ela publicava vídeos nos stories do Instagram relatando sua situação.

"Nesses dias soube de fotos minhas rolando em grupos de Uber da cidade e sabe-se lá onde mais. Minha irmã foi gentilmente convidada a não ir para a escola também. Fiquei em Avaré, presa, sem poder voltar para São Paulo para não expor ninguém ao risco", escreveu.

Ela também disse ter visto uma série de manifestações preconceituosas nas redes sociais, como alguns comentários que afirmavam que ela deveria ser de família rica para ter ido à Itália e que seus familiares também deveriam ficar em isolamento.

"Para mim, é incompreensível o quanto as pessoas destilaram ódio gratuito com a notícia", declarou. "Deu negativo (Graças a Deus!), mas podia sim ter dado um positivo. Podia ser alguém da família de qualquer outra pessoa. Podia ser alguém que nem tirou os pés da cidade. Podia ser muita coisa, só não podia ser falta de respeito".

Máscara?! 😷Chamei sua atenção? Que bom! 👏🏼 Agora que tal um textão já que você está por aqui? Quarta-feira da semana passada, 26/02, fui ao Pronto Socorro de Avaré com sintomas leves de gripe. Em outras circunstâncias, jamais procuraria atendimento. Porém, por consciência, visto que estive na Itália uns dias antes, fui. É claro que o médico precisaria de amostras e dias - muitos dias - para dizer se eu estava realmente com o COVID-19 ou não. Restava esperar pelo resultado e pense numa espera demorada! De quarta até agora a pouco trancada no quarto, de máscara, sem poder se quer ficar perto da Valentina! Mas, por que o textão Yas? 1- PARA DIZER QUE DEU NEGATIVO! Já posso enfim respirar, sem máscara, e de forma tranquila, pois hoje saíram os resultados e não estou com o CORONAVÍRUS! 2- PARA AGRADECER! Nesses dias, após expor nos stories o que estava acontecendo comigo, muita gente me mandou mensagem, demonstrou se importar de verdade e torcer MUITO pelo meu bem. Não tenho palavras para agradecer, é sério! 3- PARA PEDIR MAIS AMOR POR FAVOR e essa é a parte mais importante desse texto aqui... Poucas horas depois de sair do PS de Avaré já era notícia nos infojornais da cidade: PRIMEIRO CASO SUSPEITO DE CONVID-19 EM AVARÉ! Ok, eu até entendo as pessoas ficarem preocupadas devido a "possível" chegada de um novo vírus a cidade. Mas, para mim, é INCOMPREENSÍVEL o quanto as pessoas destilaram ódio gratuito com a notícia! Especialmente no Facebook. 🥴 "porque não falar a família porque os familiares também tem de ser isolada" 🤢 "deve ser família de bacana pra estar na Itália" 🤮 "os ricos viajam e os pobres pagam o pato, simples assim" É claro que não preciso expor aqui o quanto BATALHO DIARIAMENTE para conquistar cada um dos meus sonhos. Mas, peço de ❤️ MAIS AMOR POR FAVOR! Hoje, o vírus COVID-19, infelizmente, já está no Brasil. A próxima pessoa com suspeita, ou até mesmo com o vírus, vai ser culpada de que? De sair para ir trabalhar? Porque eu fui culpada por viajar, por realizar um sonho... (Continuação nos comentários) #negativo #coronavirus #covid19 #maisamorporfavor

Uma publicação compartilhada por Yasmin Nicolielo (@yasminnicolielo) em