Coronavírus: Colômbia confirma primeiro caso de covid-19 no país
O Ministério da Saúde e Proteção Social da Colômbia confirmou hoje, em comunicado oficial, o primeiro caso de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no país.
A confirmação foi dada para uma cidadã colombiana de 19 anos que chegou de viagem a Milão, na Itália. As autoridades não divulgaram a identidade ou informações residenciais da paciente, que desembarcou em 26 de fevereiro.
"Ela chegou completamente assintomática e só apresentou febre durante um dos dias em que esteve em observação", explicou o ministro da Saúde da Colômbia, Fernando Ruiz Gómez, segundo o site do jornal El Colombiano. De acordo com ele, a paciente está "em boas condições, assintomática, razão pela qual se permite seu isolamento domiciliar".
Na data da chegada da paciente, a Colômbia ainda não realizava cuidados em aeroportos, uma vez que o nível de alerta para o novo coronavírus no país era considerado baixo.
Monitorada desde o desembarque, a jovem procurou os serviços de saúde do país em 2 de março. Após exames, o Instituto Nacional de Saúde confirmou o contágio.
Nos últimos dias, o ministro se reuniu com secretários de saúde do país, entre outras entidades, para estabelecer um plano de combate ao coronavírus no país. O ministério é o encarregado de informar casos confirmados no país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.